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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFilgueira, Adriano Araujo-
dc.date.accessioned2025-03-06T18:34:15Z-
dc.date.available2024-10-16-
dc.date.available2025-03-06T18:34:15Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33820-
dc.description.abstractSSCs consolidate activities supporting key business processes into one main operating unit. The implementation of a SSC can bring significant benefits, such as the standardization of processes, optimization of teams, and improvement in internal and external communication. However, the implementation of a SSC is not an easy task and involves several challenges. One of these challenges is the need to measure the degree of maturity of the organization to ensure a successful implementation. The maturity of the organization is related to the moment or stage in which the organization is on the path of organizational development. The purpose of this research was to identify and analyze the degree of maturity of organizations that intend to adopt the SSC as a model in their structures, as well as for those that have already adhered to it, but are in the process of implementation. In order to answer the question of how to measure and diagnose the level of maturity of an economic group to receive a Shared Services Center? With this, the main objective was to propose a measurement instrument aimed at analyzing the degree of organizational maturity of economic groups for the implementation of a SSC that resulted in the specific objectives of analyzing and understanding the institutional stages of the organizations required for the adoption of the SSC, as well as the specific objective of developing an instrument to measure organizational maturity for the groups intending to implement the SSC model. This research was characterized as an exploratory and descriptive field study. This is an empirical research, reinforcing the qualitative methodology. The scale model that best adapted to the present research was the proposed scale based on John Rossiter's paradigm of the C-OAR-SE model method, hierarchized in the form of a checklist.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-06T18:34:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianoAraujoFilgueira_Dissert.pdf: 3179229 bytes, checksum: c73cf29a4cbba7f6e3ba206abf80069a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T18:34:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianoAraujoFilgueira_Dissert.pdf: 3179229 bytes, checksum: c73cf29a4cbba7f6e3ba206abf80069a (MD5) Previous issue date: 2024-08-15en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectCentro de Serviços Compartilhados (CSC)pt_BR
dc.subjectMaturidade organizacionalpt_BR
dc.subjectCiclo de vida organizacionalpt_BR
dc.subjectShared Services Center (SSC)pt_BR
dc.subjectMensuração e escalaspt_BR
dc.subjectShared services centerpt_BR
dc.subjectOrganizational maturitypt_BR
dc.subjectOrganizational life cyclept_BR
dc.subjectShared services centerpt_BR
dc.subjectMeasurement and scalespt_BR
dc.titleMaturidade organizacional para adoção de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063816682017035pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito identificar e analisar o grau de maturidade das organizações que pretendem adotar o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) como modelo em suas estruturas, assim como também para aquelas que já aderiram, mas estão em processo de implementação, e desta forma o trabalho responder à seguinte questão de “como mensurar e diagnosticar o nível de maturidade de um grupo econômico para recepcionar um Centro de Serviços Compartilhados?” Com objetivo principal de responder a esse problema, foi feita uma revisão de literatura, pela qual foram identificadas as seguintes dimensões de maturidade: Governança corporativa; Resultados operacionais; Base de inovação tecnológica; e Fator humano. Foi feito um estudo de campo, de base metodológica qualitativa, em que foi realizada a priori a validação inicial da escala com acadêmicos durante a disciplina de mensuração e design da pesquisa quantitativa do programa de pós-graduação em administração da Paraíba – PPGA/UFPB, verificando as dimensões e seus itens. Durante o processo, foi realizada uma entrevista com especialistas em CSC e o envio do questionário para a entidade da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) para coleta de dados. Em seguida, foi iniciada a confecção de um instrumento de mensuração com as primeiras premissas construídas com base nos dados obtidos. Foram escolhidas seis organizações pretendentes à adoção do modelo CSC, em que foi realizada a pesquisa empírica com as pessoas-chaves dessas organizações. Em decorrência dos dados primários obtidos, passamos pelo processo de tratamento das informações. Dessa forma, como consequência da pesquisa de campo, foi validado o instrumento de análises de maturidade organizacional para a implantação de um CSC, assim como também foi possível mensurar e diagnosticar o nível de maturidade organizacional aos pretendentes do modelo de estrutura do CSC, evidenciados pelos resultados pretendidos da pesquisa. A pesquisa deixa como contribuição a produção de um instrumento para medir de forma inicial o grau de maturidade nas organizações pretendentes ao modelo de CSC, contribuindo para as atividades de consultorias e profissionais autônomos para medição e avaliação pelas empresas contratantes, com o intuito de medir e conhecer o cenário de maturidade da organização, assim como também proporcionar mais discussão sobre temas voltados para o contexto de CSC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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