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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33825
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aniely Oliveira Cardoso-
dc.date.accessioned2025-03-06T19:23:50Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-03-06T19:23:50Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33825-
dc.description.abstractThe aim of this work is to improve and awaken interest in the mathematics component, since it is still feared by many students today. This research was carried out using games in the classroom, such as Cryptogram of Numbers, Math Stop and Fraction Dominoes. Based on the application of these games, an analysis was made of the students' acceptance and involvement with the subject, in the 6th grade A, B and C classes on the morning shift, which demonstrated the enrichment of logical reasoning, visual perception, agility in mental calculation and, above all, the strengthening of the class bond, consequently pointing to a reduction in the number of unjustified absences, due to the fact that it makes classes more dynamic and participatory. Thus, the results of the research show that the students' concentration in the classroom has improved, as well as their self-esteem, dispelling the stigma that this subject is difficult because they have been able to see themselves as capable of learning by performing mental calculations quickly and participating effectively in lessons and in the construction of their learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-03-06T19:23:50Z No. of bitstreams: 1 AOCL06032025 .pdf: 999066 bytes, checksum: d99329da07ada72d8125fe14cc029421 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T19:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AOCL06032025 .pdf: 999066 bytes, checksum: d99329da07ada72d8125fe14cc029421 (MD5) Previous issue date: 2024-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectCálculo mentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Aulas dinâmicaspt_BR
dc.titleAplicação de recursos lúdicos nas aulas de matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Wallace Mangueira de-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva aprimorar e aflorar o interesse pelo componente de Matemática, visto que este é temido ainda hoje por muitos estudantes. Desse modo, esta pesquisa foi realizada a partir do trabalho com jogos em sala de aula, a exemplo de Criptograma de Números, Stop da Matemática e Dominó das Frações. Com base na aplicação desses jogos, foi feita uma análise da aceitação e do envolvimento dos estudantes com a disciplina, nas turmas de 6º ano A, B e C do turno da manhã, que demonstrou o enriquecimento do raciocínio lógico, da percepção visual, da agilidade no cálculo mental e, sobretudo, do fortalecimento do vínculo da turma, consequentemente apontando uma redução no número de faltas injustificadas, pelo fato de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. Assim, os resultados da pesquisa mostram uma maior concentração dos alunos em sala de aula além de melhorar sua autoestima, desfazendo o estigma de que essa disciplina é difícil pelo fato de que eles conseguiram se enxergar capazes de aprender realizando cálculos mentais rapidamente e participando efetivamente das aulas e da construção de sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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