Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lucas Henrique Delgado dos-
dc.date.accessioned2025-03-06T20:20:36Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-03-06T20:20:36Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33828-
dc.description.abstractThe extension project Geofisa Explica, developed at the Federal University of Paraíba, served as the foundation for this study, which analyzed the use of cordel literature as a teaching resource in Geography education. The objectives was to integrate this northeastern cultural expression into classroom activities through extension efforts, aiming to facilitate the understanding of geographic concepts and promote more engaging learning experiences. The methodology involved the creation of educational videos based on cordéis (traditional rhymed booklets), which were shown to 7th-grade elementary school students, followed by activities to assess the impact on learning. The results indicate that the use of cordel literature increased student engagement and enhanced their understanding of geographic topics, fostering interdisciplinarity by connecting local culture with academic content. However, challenges related to accessibility were identified, particularly regarding the inclusion of deaf students, underscoring the importance of more inclusive pedagogical practices. It is concluded that cordel literature is an effective resource for teaching Geography, enriching lessons and bringing students closer to their cultural reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-03-06T20:20:36Z No. of bitstreams: 1 LHDS06032025_ARTIGO.pdf: 927577 bytes, checksum: e77375bf565ff24061538d2f1170f4fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T20:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LHDS06032025_ARTIGO.pdf: 927577 bytes, checksum: e77375bf565ff24061538d2f1170f4fa (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCultura e interdiciplinaridadept_BR
dc.titleA literatura de cordel nas aulas de geografia: a aplicação do projeto de extensão Geofisa- explica/UFPB na EMAI Leonel Brizola - João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunico, Camila-
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Sandra Lessa da Silva-
dc.description.resumoÉ abordado no projeto de extensão Geofisa explica desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, colaborando com a extensão o objeto deste estudo foi analisar a utilização de literatura de cordel como recurso didático no ensino da Geografia. O objetivo é integrar essa manifestação cultural nordestina às aulas, por meio das atividades da extensão, visando facilitar a compreensão de conceitos geográficos e promover uma aprendizagem mais envolvente. A metodologia empregou a produção de vídeos educativos baseados em cordéis, exibidos para turmas do 7o ano do Ensino Fundamental, seguido de atividades para avaliar o impacto no aprendizado. Os resultados apontam que o uso do cordel aumentou o engajamento dos estudantes e facilitou a compreensão dos temas geográficos, promovendo a interdisciplinaridade, ao conectar cultura local e conteúdo acadêmico. Contudo, desafios de acessibilidade foram identificados, especialmente à inclusão de discentes surdos, destacando a importância de práticas pedagógicas mais inclusivas. Conclui-se que a literatura de cordel é um recurso eficaz para o ensino de Geografia, enriquecendo as aulas e aproximando os estudantes de sua realidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHDS06032025_ARTIGO.pdf905,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.