Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Fernanda Aparecida Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-03-06T21:27:44Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2025-03-06T21:27:44Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationFREITAS, F. Desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio do método DHACA. 2024. 144f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33831-
dc.description.abstractIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder defined by a neurobiological condition characterized by the presence of severe and invasive impairments in the areas of social interaction and communication. Some individuals with ASD require support from alternative communication systems to assist with interaction and communication. Augmentative and Alternative Communication (AAC) promotes communicative possibilities through the integrated use of symbols, resources, strategies and techniques. Objectives: to describe the effects of applying an Augmentative and Alternative Communication method (DHACA) on the language development of children with ASD. Method: The sample consisted of 12 children diagnosed with ASD who underwent 20 speech therapy sessions mediated by the DHACA method. The children's language was analyzed in two stages, before and after the therapy sessions. Three protocols were used, the Autism Treatment Evaluation Checklist – ATEC (RIMLAND; EDELSON, 1999), which was applied with the children's guardians, the Protocolo de Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo- ACOTEA-R (MONTENEGRO, 2020) and the Childhood Autism Rating Scale-CARS (SCHOPLER; REICHLER; RENNER, 1986), was answered by the therapists. The data were statistically analyzed. Results: Statistically significant results were found regarding the form of communication and communication skills. We were able to observe that some children developed orality through the use of the method and were able to expand their form of communication, including expansion of morphosyntactic, lexical, communicative functions and dialogue, demonstrating a positive gain in linguistic skills in the researched group. Conclusion: The majority of children who received language intervention mediated by the DHACA method showed an evident evolution in their linguistic levels and expansion of their communicative repertoire.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-06T21:27:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaAparecidaFerreiraDeFreitas_Tese.pdf: 2859068 bytes, checksum: 52ddc68cf888545a9f0060bc717a6191 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T21:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaAparecidaFerreiraDeFreitas_Tese.pdf: 2859068 bytes, checksum: 52ddc68cf888545a9f0060bc717a6191 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectAlternative communicationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com transtorno do espectro autista por meio do método Dhacapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Giorvan Ânderson dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537631933352720pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283462959872704pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido por uma condição neurobiológica caracterizada pela presença de prejuízos severos e invasivos nas áreas da interação e comunicação social. Alguns indivíduos com TEA necessitam de apoio de sistemas alternativos de comunicação para auxiliar na interação e comunicação. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) promove possibilidades comunicativas através da utilização integrada de símbolos, recursos, estratégias e técnicas. Objetivos: Analisar os efeitos da aplicação de um método de Comunicação Aumentativa e Alternativa (DHACA) no desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA. Método: A amostra foi composta por 12 crianças com idades entre dois e cinco anos de idade com o diagnóstico do TEA que foram submetidas a 20 sessões de atendimento fonoaudiológico mediados pelo método DHACA. A linguagem das crianças foi analisada em duas etapas, antes e após as sessões de terapia fonoaudiológica. Foram utilizados três protocolos, o Autism Treatment Evaluation Checklist – ATEC (RIMLAND; EDELSON, 1999), o qual foi aplicado com os responsáveis das crianças, o Protocolo de Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo- ACOTEAR (MONTENEGRO, 2020) e o Childhood Autism Rating Scale-CARS (SCHOPLER; REICHLER; RENNER, 1986), que foram aplicados pelos terapeutas. Os dados foram analisados por meio de estatística analítica e descritiva constituindo o corpus desta investigação. Resultados: Foram encontrados resultados estatisticamente significativos no que diz respeito a forma de comunicação e habilidades de comunicação. Pudemos observar que algumas crianças desenvolveram a oralidade a partir do uso do método e puderam ampliar sua forma de comunicação, incluindo ampliação morfossintática, lexical, das funções comunicativas e do diálogo, demonstrando um ganho positivo nas habilidades linguísticas no grupo pesquisado. Conclusão: A maioria das crianças que receberam a intervenção de linguagem mediada pelo método DHACA apresentaram uma evidente evolução em seus níveis linguísticos e ampliação de seu repertório comunicativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaAparecidaFerreiraDeFreitas_Tese.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons