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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33848Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Farias, Júlio César Lima de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-10T12:12:16Z | - |
| dc.date.available | 2024-09-19 | - |
| dc.date.available | 2025-03-10T12:12:16Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33848 | - |
| dc.description.abstract | From the rubble of the events of the Second World War, the philosopher Emmanuel Levinas developed the idea of the "ethics of alterity", defending intersubjective living in difference, to enable the free expression of pluralism as an axiological paradigm. However, the applicability of this concept comes up against the "paradox of tolerance", presented by Karl Popper, which imposes a limit on the understanding of this pluralism as a value, resulting from the practice of Levinas' ethics. In this way, this work sought to reconcile Levinas' ethics of alterity with Popper's paradox of tolerance. It sought to answer the following question: how can we resolve the conflict between the consequences of the ethics of alterity and the warnings of the paradox of tolerance, without undermining the ethical-political importance of a plural society? One solution would be to find a foundation where, by agreeing that it is a basic value, the various manifestations of difference are possible. This fundamental value must avoid subjectivism and cultural impositions. We investigated whether the dignity of the human person is such a value. The dignity of the human person is the idea-synthesis of civilizational development, functioning as a principle of minimal guarantees recognized for all human beings. Thus, the application of the ethics of alterity finds its limits in this ethical-legal-political principle. Any manifestation of diversity must take place with this as its starting point. If it is not observed, the paradox of tolerance comes into play to repress existing abuses. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-10T12:12:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulioCesarLimaDeFarias_Dissert.pdf: 1199921 bytes, checksum: ecc5a1949390f540bff0c7ed231fc8ce (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-10T12:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulioCesarLimaDeFarias_Dissert.pdf: 1199921 bytes, checksum: ecc5a1949390f540bff0c7ed231fc8ce (MD5) Previous issue date: 2024-08-22 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Alteridade | pt_BR |
| dc.subject | Paradoxo da tolerância | pt_BR |
| dc.subject | Dignidade da pessoa humana | pt_BR |
| dc.subject | Alterity | pt_BR |
| dc.subject | Paradox of tolerance | pt_BR |
| dc.subject | Dignity of the human person | pt_BR |
| dc.title | O conflito entre a ética da alteridade de Emmanuel Levinas e o paradoxo da tolerância de Karl Popper : a dignidade da pessoa humana como garantia do pacto civilizatório | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barros, Vitor Sommavilla de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0042442835301079 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2537581107613926 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Sobre os escombros dos acontecimentos havidos da Segunda Guerra Mundial, o filósofo Emmanuel Levinas desenvolveu a ideia de “ética da alteridade”, defendendo a vivência intersubjetiva na diferença, a possibilitar a livre expressão do pluralismo enquanto paradigma axiológico. Contudo, a aplicabilidade de tal conceito esbarra no “paradoxo da tolerância”, apresentado por Karl Popper, que impõe um limite ao entendimento desse pluralismo enquanto valor, decorrente da prática da ética de Levinas. Desta forma, o presente trabalho intentou conciliar a ética da alteridade levinasiana com o paradoxo da tolerância popperiano. Buscou-se responder à seguinte pergunta: como resolver o conflito entre as consequências da ética da alteridade com os alertas do paradoxo da tolerância, sem que se esvazie a importância éticopolítica de uma sociedade plural? Uma solução seria encontrar um fundamento onde, concordando-se ser ele um valor base, as diversas manifestações do diferente sejam possíveis. Esse valor fundamental deve evitar subjetivismos e imposições culturais. Investigou-se se a dignidade da pessoa humana é esse valor. A dignidade da pessoa humana é uma ideia-síntese de um desenvolvimento civilizacional, funcionando como um princípio de garantias mínimas reconhecidas a todos os seres humanos. Assim, a aplicação da ética da alteridade encontra nesse princípio ético-jurídico-político os seus limites. Qualquer manifestação da diversidade deve têla como ponto de partida. Não sendo ela observada, o paradoxo da tolerância entra em cena para reprimir os abusos existentes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Filosofia | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JulioCesarLimaDeFarias_Dissert.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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