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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Eric Dantas Oliveira do-
dc.date.accessioned2025-03-10T22:53:09Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T22:53:09Z-
dc.date.issued2025-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33870-
dc.description.abstractThe energy distribution market in Brazil is increasingly competitive, and because of this it is necessary for companies to structure actions to obtain advantages and differentiate themselves from the competition. It is worth highlighting that, especially in the sphere of service, companies are constantly seeking digitalization, with the aim of offering greater personalization to the customer through service through Digital Channels. For this to work assertively, good process management is necessary. This research's main objective is to apply Business Process Management to the activity of implementing new functionalities in the Digital Channels of an Energy Distributor in the city of João Pessoa – PB. Therefore, for its execution, the project was divided into 5 main stages: (I) planning, with brainstorming and then defining a scope for the next steps, (II) modeling, with the creation of a flowchart of current processes and then carrying out analyzes to optimize the process and creating a future flowchart, (III) simulation, with tests of the proposed new process, (IV) execution with the officialization of the new workflow, (V ) monitoring, with the development of a tool for individual monitoring of the process of each digital channel and another with a unified view of all channels. Therefore, it was possible to apply BPM (Business Process Management) in the process of implementing digital channels, in which the flow was structured and the process flow was standardized, in addition, 6 Kanban panels were developed (one for each digital channel of the company and another with a unified view of all channels) whose main objective is to provide more assertive process monitoring, in addition to ensuring better visual management. Therefore, this study, when implemented, promotes several benefits mainly at the strategic level, thus confirming the possibility and importance of implementing Process Management in the Digital Channel service process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-10T22:53:09Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO - ERIC DANTAS.pdf: 2207923 bytes, checksum: a34495b4756b831426127fd117769046 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T22:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO - ERIC DANTAS.pdf: 2207923 bytes, checksum: a34495b4756b831426127fd117769046 (MD5) Previous issue date: 2025-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDistribuidora de Energia Elétricapt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectGestão de Processospt_BR
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.titleAplicação do Bpm (Business Process Management) no processo de implementação de novas funcionalidades nos canais digitais: estudo de caso em uma empresa distribuidora de energia elétrica de João Pessoa–Pbpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bessa, Ligia de Oliveira Franzosi-
dc.description.resumoO mercado de distribuição de energia no Brasil está cada vez mais competitivo, e devido a isso é necessário que as empresas estruturem ações para conseguir vantagens e se diferenciar da concorrência. Vale destacar que, principalmente na esfera do atendimento, as empresas estão em busca constante da digitalização, com o objetivo de oferecer uma maior personalização para o cliente através de um atendimento por Canais Digitais. Para isto funcionar de forma assertiva, se faz necessário uma boa gestão de processos. Essa pesquisa tem como objetivo principal aplicar o Gerenciamento de Processos de Negócio para a atividade de implementação de novas funcionalidades nos Canais Digitais de uma Distribuidora de Energia da cidade de João Pessoa – PB. Sendo assim, para sua execução o projeto foi dividido em 5 principais etapas: (I) planejamento, com a realização de um brainstorming e em seguida a definição de um escopo para os próximos passos, (II) modelagem, com a elaboração de um fluxograma de processos atual e em seguida a realização de análises para otimização do processo e a criação de um fluxograma futuro, (III) simulação, com os testes do novo processo proposto, (IV) execução com a oficialização do novo fluxo de trabalho, (V) monitoramento, com o desenvolvimento de uma ferramenta para acompanhamento individual do processo de cada canal digital e outra com uma visão unificada de todos os canais. Sendo assim, foi possível aplicar o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) no processo de implementação dos canais digitais, no qual foi estruturado e padronizado o fluxo do processo, além disso, foram desenvolvidos 6 painéis Kanban (um para cada canal digital da empresa e outro com uma visão unificada de todos os canais) que tem como principal objetivo proporcionar um monitoramento do processo mais assertivo, além de garantir uma melhor gestão visual. Portanto, este estudo ao ser implementado, promove diversos benefícios principalmente no nível estratégico, confirmando assim a possibilidade e a importância de implementar a Gestão de Processos no processo de atendimento dos Canais Digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

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