Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKutzner, Terence Myren-
dc.date.accessioned2025-03-10T23:40:49Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T23:40:49Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33876-
dc.description.abstractConveyors play a fundamental role in material transportation. Their concept has been refined throughout the industrial revolutions, making them increasingly automated and roboticized. Therefore, conveyors come to play a crucial role in industrial production processes. In this regard, simulating systems of this kind is a fundamental process in the academic development of engineering students. A scaled-down version of these processes not only allows for initial exposure to various types of employed technologies but also provides a practical demonstration of the knowledge acquired throughout the engineering course. However, when considering cost, there still exists a significant challenge in acquisition for educational institutions. Therefore, seeking alternatives by leveraging technologies that are becoming increasingly accessible, such as 3D printing and Arduino, the development and construction of an educational conveyor is proposed, which, in the end, had a significantly lower cost compared to the options available on the marketpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-10T23:40:49Z No. of bitstreams: 1 01. TCC - Terence - Versão Final. .pdf: 14392325 bytes, checksum: cd4e08b763b80c28431a6d5ba907598a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T23:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 01. TCC - Terence - Versão Final. .pdf: 14392325 bytes, checksum: cd4e08b763b80c28431a6d5ba907598a (MD5) Previous issue date: 2024-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEsteira Didáticapt_BR
dc.subjectManufatura Aditivapt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.titleConstrução de uma Esteira Didática Eletropneumática Inteligente Utilizando Tecnologias de Impressão 3D e Arduinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, José Carlos de-
dc.description.resumoAs esteiras exercem um papel fundamental no transporte de materiais. Seu conceito foi aprimorado ao longo das revoluções industriais, tornando-as cada vez mais automatizadas e robotizadas. Assim, as esteiras passam a exercer um papel fundamental nos processos produtivos industriais. Nesse quesito, a simulação de sistemas desse tipo, são um processo fundamental no desenvolvimento acadêmico do aluno de engenharia. Uma versão em escala desses processos, não só permitem um primeiro contato com os diversos tipos de tecnologias empregados, mas apresentam de uma forma prática os conhecimentos vistos ao longo do curso de engenharia. Entretanto, quando se analisa o quesito custo, ainda se observam um grande desafio de aquisição pelas instituições de ensino. Dessa forma, buscando alternativas com o emprego de tecnologias que estão cada vez mais acessíveis, como a impressão 3D e Arduino, é proposto o desenvolvimento e construção de uma esteira didática que, ao final, teve um custo bastante inferior quando comparado as opções disponíveis no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01. TCC - Terence - Versão Final. .pdf14,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.