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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33878
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaliza, João Marcelo Fernandes Gualberto de-
dc.date.accessioned2025-03-10T23:52:54Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T23:52:54Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33878-
dc.description.abstractThe increasing concern regarding vehicular pollution worldwide is reflected in both global public policies and actions taken by major automotive manufacturers. This study conducts an environmental and financial analysis of two automobiles, a Renault Kwid E-Tech and a Kwid Intense flex, throughout their period of use. Data regarding operational processes and costs for both vehicles were collected over a five-year period, with an annual mileage of 20.000 kilometers. In the case of the Kwid Intense flex, two distinct fuel regimes were considered: gasoline and ethanol. These scenarios were categorized into five groups for comparative purposes across regions in Brazil, with four groups representing Brazilian electric subsystems and the fifth providing a general overview. Environmental assessment relied on the Life Cycle Assessment (LCA) methodology, utilizing the SimaPro v.9.5.0.1 software to quantify carbon footprints according to the IPCC 2021 GWP 100a. Financial evaluation employed techniques such as the Life Cycle Costing (LCC) method to apply the Net Present Value (NPV) and Payback Period. Carbon emissions for each energy mix varied asymmetrically among groups, with the northeast exhibiting a footprint of 0,066 kg CO2-eq/kWh and the south with 0,292 kg CO2-eq/kWh, representing the highest carbon footprint from electric energy. In most scenarios, the gasoline flex vehicle proved economically more viable, although more polluting, than ethanol and E-Tech counterparts in regions like the northeast and southeast. The ethanol-powered vehicle demonstrated both financial and economic viability, showing promising potential for greenhouse gas reduction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-10T23:52:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_JoaoMarcelo_F.pdf: 9358013 bytes, checksum: 810ce087535fb03514d397bc36459c63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T23:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_JoaoMarcelo_F.pdf: 9358013 bytes, checksum: 810ce087535fb03514d397bc36459c63 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoluição veicularpt_BR
dc.subjectValor Presente Líquidopt_BR
dc.subjectAvaliação do Ciclo de Vidapt_BR
dc.subjectPegada de carbonopt_BR
dc.titleRumo a um Futuro Sustentável: análise das emissões e custos associados à operação do Renault Kwid E-Tech e Kwid Intense flexpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Monica-
dc.description.resumoA preocupação com a poluição veicular é crescente em todo o mundo, refletida tanto em políticas públicas mundiais quanto em ações de grandes montadoras. Este trabalho realiza uma análise ambiental e financeira de dois automóveis, um Renault Kwid E-Tech e um Kwid Intense flex, durante o período de uso do veículo. Foram coletados dados referentes à operação para geração de inventários, processos e custos para ambos os veículos durante um período de cinco anos, 20.000 quilômetros anualmente. No caso do Kwid Intense flex, foram considerados dois regimes de combustível distintos: gasolina e etanol. Os três cenários foram postos em cinco grupos para fins comparativos entre as regiões do Brasil, sendo quatro grupos formados pelos subsistemas elétricos brasileiro e o quinto sendo uma visão geral do Brasil. A avaliação ambiental baseou-se na metodologia da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), utilizando o software SimaPro v.9.5.0.1 para quantificar as pegadas de carbono conforme o IPCC 2021 GWP 100a. Para a avaliação financeira foram utilizadas técnicas como o método de Custeio do Ciclo de Vida (CCV) para utilizar o método do Valor Presente Líquido (VPL) e Tempo de Retorno de Investimento (Payback). As emissões de carbono para os mixes energéticos de cada grupo foram assimétricas, onde o nordeste possui uma pegada de 0,066 kg CO2-eq/kWh e o sul com 0,292 kg CO2-eq/kWh, possuindo a maior pegada de carbono de energia elétrica. Na maioria dos cenários, o veículo flex à gasolina mostrou-se economicamente mais viável, embora mais poluente do que o etanol e o E-Tech em grupos como o nordeste e sudeste. O veículo a etanol revelou-se viável tanto financeira quanto economicamente, mostrando um potencial promissor para a redução de gases de efeito estufa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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