Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33891Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Mathaeus Queiroz Costa de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-11T13:51:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-11 | - |
| dc.date.available | 2025-03-11T13:51:04Z | - |
| dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33891 | - |
| dc.description.abstract | In the dynamic industry panorama, the optimization of production processes is crucial for competitiveness and organizational efficiency. In this scenario, line balancing emerges as a fundamental strategy to improve the distribution of tasks, reduce idleness and enhance the use of resources. In this context, this work aimed to describe the application of line balancing to improve operational efficiency in the production lines of a company in the automobile production segment. To this end, research was carried out with a qualitative and quantitative approach, through a case study in a car manufacturer, which presented a problem on its assembly line due to an increase in demand and the need to rebalance the line. With the application of a line balancing study, where the line needed to reach a production capacity of 12 cars per hour, with the application of the balancing study it was possible not only to increase demand, expressed by the increase in capacity, but also a increasing the efficiency of jobs and the entire line to something around 80%, which was previously below 60% for jobs. This demonstrates gains in efficiency, reduced idleness and increased production. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-11T13:51:04Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS.pdf: 623666 bytes, checksum: 555f16e024950e21529a23517dbe32db (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-11T13:51:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATHEUS.pdf: 623666 bytes, checksum: 555f16e024950e21529a23517dbe32db (MD5) Previous issue date: 2024-04-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Balanceamento de Linha | pt_BR |
| dc.subject | setor automobilístico | pt_BR |
| dc.subject | Eficiência Operacional | pt_BR |
| dc.subject | Linha de montagem | pt_BR |
| dc.title | Aplicação do balanceamento de linha em uma empresa montadora de automóveis | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Liane Márcia Freitas | - |
| dc.description.resumo | No panorama dinâmico da indústria, a otimização dos processos produtivos é crucial para a competitividade e eficiência organizacional. Nesse cenário, o balanceamento de linha emerge como uma estratégia fundamental para aprimorar a distribuição de tarefas, reduzir ociosidade e potencializar a utilização de recursos. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo descrever a aplicação do balanceamento de linha para aprimorar a eficiência operacional nas linhas de produção de uma empresa do segmento de produção de automóveis. Para tal, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de um estudo de caso numa montadora de automóveis, que apresentou um problema na sua linha de montagem dado um aumento de demanda e necessidade de rebalanceamento da linha. Com a aplicação de um estudo de balanceamento de linha, onde a linha precisava atingir uma capacidade produtiva de 12 carros por hora, com a aplicação do estudo de balanceamento foi possível não apenas o aumento da demanda, expressa pelo aumento da capacidade, mas também uma elevação da eficiência dos postos de trabalho e de toda a linha para algo em torno de 80%, o que antes era abaixo de 60% para os postos de trabalho. Isso demonstra ganho de eficiência, diminuição da ociosidade e aumento de produção | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MATHEUS.pdf | 609,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
