Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Raffael Assis de.-
dc.date.accessioned2025-03-11T14:01:09Z-
dc.date.available2025-03-11-
dc.date.available2025-03-11T14:01:09Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33892-
dc.description.abstractCompanies are always looking for ways to achieve a competitive advantage over their competitors. With this, strategic planning is linked to the business environment, as a process that allows the organization to have a vision of its internal and external environment, providing the identification of possible risks and opportunities. This work aims to develop a strategic planning proposal for an Individual Microentrepreneur in the cosmetics retail sector in the city of João Pessoa-PB. The study was initially developed by collecting information about the company from conversations with the owner, which made it possible to develop the company's organizational identity. Next, the analysis and diagnosis of the internal and external environments were carried out using PEST tools, Porter's Five Forces Model, SWOT Matrix, and the Business Model Canvas, resulting in the outlining of business objectives, goals, and strategies. In this way, the action plan proposal was created using the 5W2H tool to achieve the objectives and goals established in the planning. After this stage, the defined activities were evaluated and controlled.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-11T14:01:09Z No. of bitstreams: 1 TCC_Raffael_Assis_de_Almeida.pdf: 2876000 bytes, checksum: f414c28968a2c4215284c229b659010d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T14:01:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Raffael_Assis_de_Almeida.pdf: 2876000 bytes, checksum: f414c28968a2c4215284c229b659010d (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectComércio Varejista de Cosméticospt_BR
dc.subjectMEIpt_BR
dc.titleProposta de planejamento estratégico de um MEI no comércio varejista de cosméticos em João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jailson Ribeiro de-
dc.description.resumoAs empresas buscam, sempre, maneiras de alcançar vantagem competitiva frente aos concorrentes. Com isso, tem-se o planejamento estratégico que está atrelado ao ambiente empresarial, como um processo que possibilita que a organização tenha uma visão do seu ambiente interno e externo, fornecendo a identificação de possíveis riscos e oportunidades. Esse trabalho tem por objetivo a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para um Microempreendedor Individual no setor de comércio varejista de cosméticos na cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi desenvolvido, inicialmente, pelo levantamento de informações sobre a da empresa a partir de conversas com a proprietária, o que possibilitou a elaboração da identidade organizacional da empresa. Em seguida, foi feita a análise e diagnóstico dos ambientes interno e externo a partir das ferramentas PEST, Modelo das cinco forças de Porter, Matriz SWOT e o Business Model Canvas, resultando no traçado dos objetivos, metas e estratégias do negócio. Dessa forma, foi criada a proposta do plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H para o atingimento dos objetivos e metas estabelecidos no planejamento. Após essa etapa foi realizada a avaliação e controle das atividades definidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raffael_Assis_de_Almeida.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.