Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33897
Tipo: TCC
Título: INTEGRAÇÃO URBANA: Estudo para implantar propostas de mobilidade ativa na Av. Beira Rio, em João Pessoa - PB.
Autor(es): Silva, Lucas Ribeiro
Primeiro Orientador: Negrão, Ana Gomes
Resumo: Este estudo tem como finalidade o diagnóstico da qualidade dos caminhos e a elaboração de diretrizes projetuais priorizando os pedestres em um trecho da Av. Ministro José Américo de Almeida, popularmente conhecida como Av. Beira Rio. A via, sendo um dos principais eixos viários da cidade de João Pessoa - Paraíba, apresenta um contexto urbano com desafios para serem confrontados buscando a estimulação das potencialidades identificadas na análise, através da caminhabilidade e da mobilidade ativa, consequentemente, estimulando a avenida para ser um espaço destinado aos pedestres, e principalmente, aos moradores das comunidades da área. Para alcançar os objetivos, a análise foi elaborada utilizando o método desenvolvido por Coelho (2013) para averiguar os atributos físicos da área e o seu comportamento através do tecido, traçado e malha urbana. Junto a isso, foi realizada a análise visual de Cullen (1971) buscando caracterizar a paisagem urbana, assim como o mapeamento do comportamento ambiental elaborado por Gehl (2018) para identificar as atividades realizadas pelos usuários na avenida, e a implementação do Índice de Caminhabilidade - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (2018) - buscando mensurar a qualidade da caminhabilidade na área. Por fim, reuniu-se todos os dados para a elaboração das propostas urbanísticas em um recorte da via, levando em consideração o número de comunidades, as características a serem melhoradas dos caminhos, o fluxo de pedestres e as potencialidades identificadas.
Abstract: This study aims to diagnose the quality of paths and develop design guidelines prioritizing pedestrians on a stretch of Ministro José Américo de Almeida Avenue, popularly known as Beira Rio Avenue. The road, being one of the main road axes of the city of João Pessoa - Paraíba, presents an urban context with challenges to be confronted, seeking to stimulate the potential identified in the analysis, through walkability and active mobility, consequently, stimulating the avenue to be a space intended for pedestrians, and mainly, for residents of the communities from the area . To achieve the objectives, the analysis was elaborated using the method developed by Coelho (2013) to investigate the physical attributes of the area and its behavior through the fabric, layout and urban fabric. Along with it, Cullen's (1971) visual analysis was carried out seeking to characterize the urban landscape, as well as the environmental behavior mapping prepared by Gehl (2018) to identify the activities performed by users on the avenue, and the implementation of the Walkability Index - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (2018) - seeking to measure the quality of walkability in the area. Finally, all the data was gathered to prepare the urban proposals in a section of the road, taking into account the number of communities, the characteristics of the paths to be improved, the flow of pedestrians and the identified potentialities.
Palavras-chave: Caminhabilidade
Diretrizes Projetuais
Calçadas
Mobilidade Ativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33897
Data do documento: 17-Mai-2024
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS RIBEIRO SILVA (1).pdf100,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.