Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3393
metadata.dc.type: TCC
Title: Afinando o som: a importância da música na educação infantil
metadata.dc.creator: Souza, Hellen Lidhya Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Cristhiane Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa versará sobre a importância da música na educação infantil, como surgiu, e qual a relevância dentro da sala de aula, como eixo pertencente ao Referencial Nacional para Educação Infantil e como a música favorece o ensino das crianças ao mesmo tempo em que se entrelaça com as demais áreas do conhecimento. Este trabalho se justifica a partir do momento, em que percebemos que a música não é explorada da forma adequada, pelos professores. Tem como objetivo geral estudar e analisar as literaturas com fundamentação teórica sobre o tema, como objetivos específicos são planejar e propor uma sequência didática como sugestão para o professor. A pesquisa em relação aos procedimentos é de caráter bibliográfico, onde podemos destacar os principais autores como: Piaget (1969); Gardner (1996); Brito (2003); Penna (2009); Bréscia (2003); Loureiro (2003). Em relação aos objetivos apresenta-se como exploratório, e para alcançar os objetivos segue-se uma abordagem qualitativa, caracterizada como uma tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características da situação apresentada. Ao analisar as literaturas, ficou evidente que a música contribui no desenvolvimento infantil. O professor a partir do momento que utiliza as fases de desenvolvimento psicológico da criança, de acordo com Piaget, associado ao Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, pode utilizar a música de maneira mais adequada, explorando esse eixo tão importante, tanto na vida quanto na aprendizagem dentro de sala. Dessa forma, deixamos uma sequência didática como sugestão a ser desenvolvida em sala de aula, ou ser adaptada a critério do professor.
Abstract: This research will address about the importance of music in early childhood education, how it came about, and what its relevance inside the classroom, as belonging to the National Benchmark for early childhood education, and how music promotes the teaching of children, at the same time also weaves together with other areas of knowledge. This work is justified from the moment you realize the music is not exploited properly, by teachers. The overall objective is to study and analyze the literature with theoretical foundation on the matter, and the specific objectives are to plan and propose a didactic sequence as a suggestion for the teacher. On this basis, the research in relation to procedures is of bibliographical nature, consists primarily of books and scientific articles. We can highlight the main authors for basement: Piaget (1969); Gardner (1996); Brito (2003); PENNA (2009); Brescia (2003); Loureiro (2003). In relation to this objective, is exploratory nature, and to achieve the goals it follows a qualitative approach, characterized as an attempt at a detailed understanding of the meanings and characteristics of the situation presented. When reviewing the literature, it became clear that music helps in children's development, from that moment the teacher uses phases of children's psychological development, according to Piaget, associated with the National Curricular Reference for early childhood education, can work the proper way music, exploring this axis so important in life as in learning within the room. In this way, we leave a didactic sequence as a suggestion to be reference in the classroom, or be adapted as the teacher prefers to use.
Keywords: Aprendizagem
Educação Infantil
Música
Early Childhood Education
Learning
Music
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3393
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HLCS12122016.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.