Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPotiguara, Lucas Benjamin-
dc.date.accessioned2025-03-13T13:42:30Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2025-03-13T13:42:30Z-
dc.date.issued2024-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33953-
dc.description.abstractThis dissertation investigated the YouTube channels Playing Drums from Scratch and Marques Galles Drumcamp specifically for teaching drums. The research aimed to understand how producers of drum content on YouTube articulate their teaching practices with the specificities of digital participatory culture and as specific objectives: to characterize YouTube as specific to digital participatory culture and a space for teaching and learning music; to know the artistic and training profile of the selected drummers; to analyze the role of video production techniques, formats and content in the teaching practices of drummers; to observe how the participation and interaction between producer and public influence the production of the channels studied. As theoretical references, I bring digital participatory culture and YouTube. YouTube is understood as an environment with its own characteristics of sharing and consuming content, allowing unique teaching and learning experiences, and digital participatory culture represents a dynamic scenario where individuals not only consume, but also produce digital musical content, constantly interacting through creations, comments and discussions, reflecting the diversity of participation and expression in the digital environment. The methodology of this research is qualitative and used the internet as the object, location and instrument of investigation, based on semi-structured interviews conducted online and documentary analysis of some audiovisual productions of the investigated channels. From the data collected, it was possible to perceive that YouTube is much more than a video distribution channel; it is a dynamic and interactive space where educators and musicians adjust their approaches to meet the demands of both the audience and the platform.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-13T13:42:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasBenjaminPotiguara_Dissert.pdf: 5630371 bytes, checksum: c3d17ead4f80d2d532b2fb1bf05cde7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T13:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasBenjaminPotiguara_Dissert.pdf: 5630371 bytes, checksum: c3d17ead4f80d2d532b2fb1bf05cde7c (MD5) Previous issue date: 2024-07-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectCultura participativa digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de bateriapt_BR
dc.subjectDigital participatory culturept_BR
dc.subjectDrum teachingpt_BR
dc.titleYouTube, ensino de bateria e cultura participativa digital : reflexões a partir de dois canaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0744007573697504pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investigou os canais do YouTube Tocando bateria do zero e Marques Galles Drumcamp voltados para o ensino de bateria. A pesquisa teve como objetivo compreender como os produtores de conteúdo de bateria no YouTube articulam suas práticas de ensino com as especificidades da cultura participativa digital e como objetivos específicos: caracterizar o YouTube enquanto fenômeno da cultura participativa digital e espaço de ensino e aprendizagem de música; conhecer o perfil artístico e de formação dos bateristas selecionados; analisar o papel das técnicas de produção de vídeo, formatos e conteúdos nas práticas de ensino dos bateristas; observar como a participação e interação entre produtor e público influencia na produção dos canais estudados. Como referências teóricas trago a cultura participativa digital e o YouTube. O YouTube é entendido como um ambiente com características próprias de compartilhamento e consumo de conteúdo, permitindo experiências únicas de ensino e aprendizagem e a cultura participativa digital representa um cenário dinâmico onde indivíduos não só consomem, mas também produzem e compartilham conteúdo musical digital, interagindo constantemente por meio de criações, comentários e discussões, refletindo a diversidade de participação e expressão no ambiente digital. A metodologia desta pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou a internet como objeto, local e instrumento de investigação, tendo como base entrevistas semiestruturadas realizadas online e análise documental de algumas produções audiovisuais dos canais investigados. A partir dos dados coletados, foi possível perceber que o YouTube é muito mais do que um canal de distribuição de vídeos; ele é um espaço dinâmico e interativo onde os educadores e músicos ajustam suas abordagens para atender às demandas tanto do público quanto da plataforma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasBenjaminPotiguara_Dissert.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons