Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Edvaldo Silva-
dc.date.accessioned2025-03-14T13:39:40Z-
dc.date.available2025-03-14T13:39:40Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33960-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-02-28T13:54:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESN28022025.pdf: 1461054 bytes, checksum: 40398ee47cb52d7f5c2fff64ce1b29b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-03-14T13:39:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESN28022025.pdf: 1461054 bytes, checksum: 40398ee47cb52d7f5c2fff64ce1b29b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-14T13:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESN28022025.pdf: 1461054 bytes, checksum: 40398ee47cb52d7f5c2fff64ce1b29b0 (MD5) Previous issue date: 2024-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento Financeiropt_BR
dc.subjectMotoristas de transporte coletivopt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana de Pessoa - Paraíbapt_BR
dc.titleAnálise do nível de alfabetização financeira dos motoristas de transporte coletivo da Região Metropolitana de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Rosivaldo de Lima-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal analisar o nível de alfabetização financeira dos motoristas de transporte coletivo na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, visando capacitar esses profissionais a gerenciar suas finanças pessoais de forma eficaz. A alfabetização financeira é essencial para garantir estabilidade financeira, especialmente para indivíduos que enfrentam renda variável ou possuem carteira assinada, lidando com incerteza em seus empregos. Um dos componentes mais fundamentais da educação financeira para motoristas de transporte público na Região Metropolitana de João Pessoa é a capacidade de criar e manter um orçamento pessoal. Isso facilita sua capacidade de suprir suas necessidades básicas e reservar uma parte de sua renda para poupanças e investimentos de longo prazo, ao mesmo tempo em que evita dívidas adversas e administra suas dívidas existentes de forma eficaz. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem quantitativa, utilizando um questionário composto por perguntas fechadas para obter uma visão abrangente das práticas financeiras dos motoristas. A amostragem foi selecionada de forma representativa para garantir a precisão dos dados coletados. Os resultados esperados têm o potencial de fornecer insights valiosos não apenas para os motoristas, mas também para formuladores de políticas e instituições financeiras, Empresas de transporte coletivo e Sindicato. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria das condições financeiras dos motoristas e para o desenvolvimento de políticas mais eficazes para apoiar essa categoria de trabalhadores na Região Metropolitana de João Pessoa. Palavras-chave: Alfabetização Financeira, Motoristas de Transporte Coletivo, Região Metropolitana de Pessoa/PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESN28022025.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons