Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Júnior, Elton Costa de-
dc.date.accessioned2025-03-14T13:43:44Z-
dc.date.available2025-03-14T13:43:44Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33961-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-02-28T14:20:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECOJ28022025.pdf: 682454 bytes, checksum: 8decfbf825eb7fe6c679151722f3b06f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-03-14T13:43:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECOJ28022025.pdf: 682454 bytes, checksum: 8decfbf825eb7fe6c679151722f3b06f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-14T13:43:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECOJ28022025.pdf: 682454 bytes, checksum: 8decfbf825eb7fe6c679151722f3b06f (MD5) Previous issue date: 2024-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMelhoria de processospt_BR
dc.subjectGestão de processos de negócios (BPM)pt_BR
dc.subjectMelhoria de processos negóciospt_BR
dc.subjectMelhoria de processos negócios e notação (BPMN)pt_BR
dc.titleModelagem de processos de negócios: estudo de caso em uma rede varegista de informáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aires, Renan Felinto de Farias-
dc.description.resumoNo contexto de grande competitividade e rápidas mudanças que caracteriza os mercados nos quais inserem-se as organizações, a necessidade da Gestão de Processos de Negócios (BPM) como ferramenta de aprimoramento de processos internos vem fortalecendo-se, haja vista a eficiência que pode trazer aos esforços de adaptabilidade das organizações. Com isso, o presente estudo visa modelar, através da notação BPMN, o processo de processamento de pedidos do setor de e-commerce de uma rede de varejo de tecnologia de João Pessoa, apresentando suas principais etapas e definindo a função dos principais agentes envolvidos, visando descobrimento de possíveis ineficiências e melhorias para os processos de e- commerces de maneira geral. Para tal, o presente estudo de caso, de caráter descritivo, utilizou- se da pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semiestruturadas com um gestor e dois funcionários da companhia. O estudo resultou na identificação de duas ineficiências presentes no processo e sugestões de mudanças aos subprocessos afetados. Concluiu-se com afirmações acerca da importância do BPM e da modelagem de processos por meio do BPMN para a gestão de organizações na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECOJ28022025.pdf666,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons