Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Gabriela Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T18:50:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09 | - |
dc.date.available | 2025-03-17T18:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33987 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-03-17T18:50:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Maria Gabriela Ferreira TCC.pdf: 281663 bytes, checksum: 3395dfd37e4fc625668d50b5a96e2f50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-17T18:50:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Maria Gabriela Ferreira TCC.pdf: 281663 bytes, checksum: 3395dfd37e4fc625668d50b5a96e2f50 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Apego | pt_BR |
dc.subject | Estilos parentais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject | Socialização parental | pt_BR |
dc.title | Relação entre estilos parentais e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abreu, Eloá Losano de | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, que realizou-se através da base de dados do Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre as práticas parentais positivas, presentes no estilo autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Por sua vez, o estilo autoritário se torna mais favorável e de caráter protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. As informações também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e personalidade do indivíduo. Destaca-se por fim, a importância da realização de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Maria Gabriela Ferreira TCC.pdf | 275,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons