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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Gabriela Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-03-17T18:50:18Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-03-17T18:50:18Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33987-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-03-17T18:50:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Maria Gabriela Ferreira TCC.pdf: 281663 bytes, checksum: 3395dfd37e4fc625668d50b5a96e2f50 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectApegopt_BR
dc.subjectEstilos parentaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.subjectSocialização parentalpt_BR
dc.titleRelação entre estilos parentais e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Eloá Losano de-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, que realizou-se através da base de dados do Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre as práticas parentais positivas, presentes no estilo autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Por sua vez, o estilo autoritário se torna mais favorável e de caráter protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. As informações também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e personalidade do indivíduo. Destaca-se por fim, a importância da realização de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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