Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonte, José Pinheiro do-
dc.date.accessioned2025-03-20T11:53:00Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.available2025-03-20T11:53:00Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34019-
dc.description.abstractTeaching genetics has proven to be a challenge for some teachers due to the difficulty of establishing a strong connection between what is taught in the classroom and the student's context. An alternative to address this issue is the creation and use of technological resources. To analyze this alternative, we proposed the autonomous and investigative understanding of genetics content through the use of blogs and podcasts for 11th-grade high school students. The nature of the research employed here was action research, using the scientific method for both qualitative and quantitative approaches, with data collection conducted from August 1st to October 13th, 2023, involving 117 students from a full-time school in Pernambuco. To better analyze the data obtained, we administered a pre-test questionnaire to diagnose the students' prior knowledge and a post-test questionnaire for result comparison. The results demonstrated that investigative processes for constructing blogs and podcasts, as well as the investigative workshops conducted, are alternatives to be adopted in the classroom to improve understanding of genetics concepts. The application of pre and post-test questionnaires was essential for identifying the impact of the adopted methodology on student learning. In the post-test, the methodology's impact was also perceived through comments and positive acceptance of the activities, as well as word-of- mouth dissemination to other students in the school. As a product of this research, a user manual was produced with the planned and developed lessons, described as sequentially organized lesson plans to facilitate implementation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-20T11:53:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséPinheiroDoMonte_Dissert.pdf: 8277672 bytes, checksum: 93728e18e0ad1befb165022625a5d2c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-20T11:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséPinheiroDoMonte_Dissert.pdf: 8277672 bytes, checksum: 93728e18e0ad1befb165022625a5d2c3 (MD5) Previous issue date: 2024-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da genéticapt_BR
dc.subjectConceitos genéticospt_BR
dc.subjectHereditariedadept_BR
dc.subjectInvestigação científicapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGenetic Conceptspt_BR
dc.subjectHereditypt_BR
dc.subjectScientific Investigationpt_BR
dc.subjectStudent Protagonismpt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.titleUtilização de blog e podcasts para o ensino da genética de forma investigativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Anabelle Camarotti de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2708567498447209pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035329402823859pt_BR
dc.description.resumoEnsinar genética tem se configurado como um desafio para alguns professores devido à dificuldade de se estabelecer uma conexão firme entre o que é ensinado em sala de aula e o contexto do estudante. Uma alternativa para tornar essa problemática é a criação e utilização de recursos tecnológicos. Para a análise dessa alternativa, propusemos a compreensão de conteúdos de genética de forma autônoma e investigativa por meio da utilização de blog e podcasts para estudantes da 3° série do ensino médio. A natureza da pesquisa empregada aqui foi do tipo pesquisa-ação, fazendo uso do método científico para abordagem qualitativa e quantitativa, sendo a coleta de dados realizada no período de 01 de agosto a 13 de outubro de 2023 com 117 estudantes de escola em tempo integral de Pernambuco. Para melhor analisar os dados obtidos aplicamos um questionário pré-teste para diagnosticar os conhecimentos prévios dos discentes e questionário pós-teste para comparação de resultados. Os resultados obtidos demonstraram que os processos investigativos para construção de blog e podcasts, assim como as oficinas investigativas realizadas, são alternativas a serem adotadas em sala de aula para melhorar o entendimento de conceitos em genética. Aplicação dos questionários pré e pós-teste foram imprescindíveis para a identificação do impacto da metodologia adotada na aprendizagem dos estudantes. Nos pós-teste, também foi percebido a repercussão da metodologia em razão dos comentários e aceitação positiva das atividades além da divulgação “boca a boca” para outros estudantes da escola. Como produto desta pesquisa foi produzido um manual do usuário com as aulas planejadas e desenvolvidas, descritas como planos de aula organizados sequencialmente para facilitar a aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologia Molecularpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséPinheiroDoMonte_Dissert.pdf8,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons