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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Maxwel Queiroz do-
dc.date.accessioned2025-03-20T19:21:39Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2025-03-20T19:21:39Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34027-
dc.description.abstractAfter the declaration of the Covid-19 pandemic in 2020, Brazilian education systems began offering what became known as “Ensino Remoto Emergencial (ERE)”, which shifted school activities to an environment mediated by Information and Communication Technologies (ICT’s). In the same year, in Paraíba, the “Regime Especial de Ensino” was instituted (Paraíba, 2020d), regulating that pedagogical activities be carried out through virtual platforms while social isolation and quarantine were enforced. This research discussed with students and teachers how the offering and access to ERE occurred during the Pandemic in the educational context of ECIT Daura Santiago Rangel between 2020 and 2021. The methodology used was qualitative, employing participant observation, document analysis, semi-structured interviews with teachers, and a questionnaire administered to students. The theoretical framework that served as the basis for the research development included Pierre Bourdieu with contributions from Souza, Pedro, and Colling (2023), Silvestre, Figueiredo Filho, and Silva (2023), Claudio Nogueira and Maria Nogueira (2022), Granja and Barreto (2022), Soares (2021), Cipriani, Moreira, and Carius (2021), and Vasconcelos et al. (2021). In the results of the study, the socio-economic aspects of students that hindered participation in ERE, the workload burden on teachers, low participation in remote activities, and dissatisfaction with the teaching model during the pandemic stand out.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-03-20T19:21:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Nascimento, Maxwel Queiroz TCC.pdf: 1552068 bytes, checksum: 16395ec011f5dad26d97435f855666cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-20T19:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Nascimento, Maxwel Queiroz TCC.pdf: 1552068 bytes, checksum: 16395ec011f5dad26d97435f855666cc (MD5) Previous issue date: 2024-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectECIT Daura Santiago Rangelpt_BR
dc.subjectEducational Inequalitiept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial e desigualdades educacionais : uma análise no contexto da ECIT Daura Santiago Rangelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barcellos, Sérgio Botton-
dc.description.resumoApós a declaração de pandemia de Covid-19 em 2020, os sistemas de ensino do Brasil começaram a ofertar o que ficou conhecido como Ensino Remoto Emergencial (ERE) que transferiu as atividades escolares para um ambiente mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's). No mesmo ano, na Paraíba, foi instituído o Regime Especial de Ensino (Paraíba, 2020d) que regulamentou que as atividades pedagógicas fossem executadas por meio de plataformas virtuais ao passo que o isolamento social e a quarentena eram cumpridos. Nesta pesquisa foi discutido junto aos(às) estudantes e professores(as) como ocorreu a oferta e o acesso ao ERE em tempos Pandemia no contexto educacional da ECIT Daura Santiago Rangel, entre os anos de 2020 e 2021. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, os métodos acionados foram: observação participante, análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores e aplicação de questionário com estudantes. O referencial teórico que serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa foi Pierre Bourdieu com aporte de Souza, Pedro e Colling (2023), Silvestre, Figueiredo Filho e Silva (2023), Claudio Nogueira e Maria Nogueira (2022), Granja e Barreto (2022), Soares (2021), Cipriani, Moreira e Carius (2021) e Vasconcelos et al (2021). Nos resultados do trabalho destacam-se os aspectos socioeconômicos dos(as) estudantes que dificultaram a participação no ERE, sobrecarga de trabalho dos(as) professores(as), baixa participação nas atividades remotas e insatisfação com o modelo de ensino durante a pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
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