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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34032
Tipo: TCC
Título: Entre comércio e artesanato : uma análise antropológica do mercado de artesanato paraibano
Autor(es): Alexandre, Rodrigo Marinho
Primeiro Orientador: Gonçalves, Alícia Ferreira
Resumo: O artesanato na Paraíba tem uma grande importância socioeconômica e cultural e é possível visualizar essa importância através das feiras de comercialização e das expressões artísticas e culturais das peças artesanais. A comercialização de artesanato é inerente à produção artesanal. Entretanto, alguns artesãos e artesãs, para se adequarem às demandas do mercado, tiveram que mudar as suas formas de comercialização e produção. Nesse sentido, o presente trabalho entrevistou, a partir de uma perspectiva antropológica, algumas artesãs que produzem artesanato na Paraíba em um contexto de comercialização massiva dos produtos e peças de artesanato no Mercado de Artesanato Paraibano e teve como resultado que as demandas do mercado interferiram na produção artesanal e na comercialização de artesanato através da mudanças no cotidiano e nas relações sociais. As produções artesanais, que se relacionavam com a criatividade das artesãs, tiveram seus espaços diminuídos para atender às demandas do mercado. Além disso, as formas de comercialização, tiveram que atender às rápidas demandas de consumo. Além disso, percebe-se a ausência de políticas públicas destinadas à preservação do artesanato e à produção de artesanato, focando, principalmente, em políticas de comercialização.
Abstract: Handicraft in Paraíba holds significant socioeconomic and cultural importance, which is visible through sales fairs and the artistic and cultural expressions of handmade items. The commercialization of handicrafts is inherent to artisanal production. However, some artisans have had to adjust their methods of marketing and production to meet market demands. In this context, the present study conducted interviews from an anthropological perspective with artisans producing handicrafts in Paraíba, specifically within the context of mass commercialization at the Paraíba Handicraft Market. The results indicate that market demands have impacted both artisanal production and the commercialization of handicrafts, leading to changes in daily life and social relations. Artisanal productions, once closely tied to the creativity of the artisans, have been limited to meet market needs. Additionally, sales methods had to adapt to rapid consumer demand. Furthermore, there is a noticeable absence of public policies aimed at preserving craftsmanship and its production, with an emphasis mainly on commercialization policies.
Palavras-chave: Artesanato
Mercantilização
Cultura
Handicraft
Commercialization
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34032
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

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