Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mikaella Macêdo-
dc.date.accessioned2025-03-21T12:28:52Z-
dc.date.available2024-11-02-
dc.date.available2025-03-21T12:28:52Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34033-
dc.description.abstractOn the most diverse digital platforms on the internet, digital influencers dominate communication on social networks, sharing content and interacting freely with network actors without the constraints of time and space. Given the increasing communicative interactions and social relationships resulting from digital influence, individuals are faced with the dissemination of lifestyles and values acquired as reactions to everyday behavior. The research question of this study is to ask “how does the content published by digital influencers influence the dissemination of ideas about ‘modern etiquette’ and ‘elegance’?”. The general objective is to identify, through the digital influencers Fernanda Britto and Barbara Coral, how discussions about behavior and lifestyle are conducted in the content they produce, analyzing the social process based on digital visibility. That said, the research aims to contextualize the discussion of the Internet and digital media throughout history, in Brazil and worldwide, describing the social networks Instagram and TikTok and conceptually analyzing digital media, modern etiquette, and elegance. The theoretical framework that supported the development of this study was Castells (2003; 2008), Lévy (2009), Elias (1994; 2001), Bourdieu and Delsaut (2002), with support in recovery (2008), Karhawi (2017; 2018), Abidin (2021) and Silva (2016). Through qualitative methodology, the social media profiles of these digital influencers are explored and detailed in their content, in order to identify how the narrative directed to the niche of modern behavior and etiquette is constituted, contemplating the aesthetic and social conduct content in their publications in these digital media.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-03-21T12:28:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Mikaella Macêdo.pdf: 3918034 bytes, checksum: 27a31f7dda29a5bd384c587fb599c49f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-21T12:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Mikaella Macêdo.pdf: 3918034 bytes, checksum: 27a31f7dda29a5bd384c587fb599c49f (MD5) Previous issue date: 2024-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectEtiqueta modernapt_BR
dc.subjectElegânciapt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectDigital influencerspt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.subjectModern etiquettept_BR
dc.subjectElegancept_BR
dc.titleComportamento, etiqueta moderna e estilo de vida : uma análise a partir de influenciadoras digitaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barcellos, Sérgio Botton-
dc.description.resumoNas mais diversas plataformas digitais da internet, os (as) influenciadores (as) digitais dominam a comunicação nas redes sociais, compartilhando conteúdos e interagindo livremente com atores das redes sem impedimentos do tempo e espaço. Tendo em vista as crescentes interações comunicativas e relações sociais estabelecidas pela influência digital, indivíduos se defrontam com a disseminação de estilos de vida e valores tomados como referências do comportamento cotidiano. Este estudo tem por questão de pesquisa indagar “como os conteúdos publicados por digital influencers de comportamento influenciam na propagação de ideias sobre ‘etiqueta moderna’ e ‘elegância’?”. O objetivo geral é identificar por meio das influenciadoras digitais Fernanda Britto e Barbara Coral, como é feita discussão sobre o comportamento e o estilo de vida nos conteúdos produzidos por elas, analisando o processo social a partir da visibilidade digital. Dito isso, a pesquisa se propõe a contextualizar a discussão da Internet e das mídias digitais ao longo da história, no Brasil e no mundo, descrevendo as redes sociais Instagram e TikTok e analisando conceitualmente as mídias digitais, a etiqueta moderna e a elegância. O referencial teórico que embasou o desenvolvimento deste estudo foi Castells (2003; 2008), Lévy (2009), Elias (1994; 2001), Bourdieu e Delsaut (2002), com aporte em Recuero (2008), Karhawi (2017; 2018), Abidin (2021) e Silva (2016). Por meio de metodologia qualitativa, os perfis das redes sociais dessas influenciadoras digitais são explorados e analisados em seu conteúdo, a fim de identificar de que forma se constitui a narrativa direcionada ao nicho do comportamento e da etiqueta moderna, contemplando os conteúdos estéticos e de condutas sociais em suas publicações nessas mídias digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Mikaella Macêdo.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons