Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Elder Umbelino-
dc.date.accessioned2025-03-24T17:28:54Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-03-24T17:28:54Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34050-
dc.description.abstractThis work employs a bibliographic review methodology, primarily based on books and articles, with the objective of exploring the evolution and development of automotive brake systems, providing a comprehensive understanding of their functioning and the various types available. Throughout history, brake systems have undergone significant innovations, reflecting not only technological advancements but also the growing concern for vehicle safety and automotive efficiency. The research begins with a historical review, highlighting the earliest braking solutions, which included simple friction systems, and progresses to the development of drum and disc brakes, which have become standard in the automotive industry. The study also emphasizes the ABS system and how it functions to ensure greater reliability and safety in the operation of the braking system, as well as technological innovations such as regenerative braking systems and the implementation of artificial intelligence in braking systems. As a result, the work aims not only to clarify the fundamental concepts and functioning of brake systems but also to serve as a research resource for students, engineers, and professionals in the automotive industry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-24T17:28:54Z No. of bitstreams: 1 TCC - Elder Umbelino Souza.pdf: 1010012 bytes, checksum: da7ace736dc3b713e6e75312fae927ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T17:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Elder Umbelino Souza.pdf: 1010012 bytes, checksum: da7ace736dc3b713e6e75312fae927ed (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSistema de Freiopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectABSpt_BR
dc.titleAnálise do avanço tecnológico do sistema de freio automotivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Siderley Fernandes-
dc.description.resumoEste trabalho tem como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica que teve como principais bases de pesquisa livros e artigos da internet, tem como objetivo explorar a evolução e o desenvolvimento dos sistemas de freios automotivos, fornecendo uma compreensão abrangente de seu funcionamento e dos diversos tipos disponíveis. Ao longo da história, os sistemas de freio têm passado por inovações significativas, refletindo não apenas avanços tecnológicos, mas também a crescente preocupação com a segurança veicular e a eficiência dos automóveis. A pesquisa inicia-se com uma revisão histórica, destacando as primeiras soluções de frenagem, que incluíam sistemas simples de fricção, e avança para o desenvolvimento dos freios a tambor e a disco, que se tornaram padrão na indústria automotiva. Como também é enfatizado o sistema ABS e como ele atua de forma a garantir maior confiabilidade e segurança do funcionamento do sistema de freio e as inovações tecnologicas do seguimento que são o sistema de freio regenerativo e a implantação de inteligência atificial nos sistemas de freio. Como resultado o trabalho visa não apenas esclarecer os conceitos fundamentais e o funcionamento dos sistemas de freios, como também oferece como um recurso de pesquisa para estudantes, engenheiros e profissionais da indústria automotiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elder Umbelino Souza.pdf986,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.