Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDE FATIMA VERAS DE ALMEIDA BRITO, ALICE-
dc.date.accessioned2025-03-24T17:29:02Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-03-24T17:29:02Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34051-
dc.description.abstractINTRODUCTION: After the creation of Sistema Único de Saúde (SUS), precisely in Estratégia de Saúde da Família (ESF), Atenção Primária à Saúde (APS) became a possibility to psychologists develop their work, through the Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); which has inside of it Apoio Matricial (AM) as a fundamental tool regarding its organization and APS qualification. Either ESF and NASF constitute themselves as a multidisciplinary team, which aims to overcome the fragmented model of health assistance, considering this, an interprofessional perspective of Education and Work is proposed targeting to train qualified professionals for these services. OBJECTIVE: Report the experience lived into the formation process of a psychology student during curricular practical activities in an Unidade de Saúde da Família (USF), theoretically based on AM and Educação Interprofissional (EIP). METHODS: Activities reported in the present work regard to a qualitative study in a experience report model, which aimed to reflect about practices developed during one year in APS of João Pessoa. The main data source was author’s field diary. RESULTS AND DISCUSSION: There has been developed support offers to service’s Equipes de Referência (ER), in a perspective of clinical ampliation and not reproducing psychology’s hegemonical practices in APS; and a collaborative work conducted through EIP’s principles and competences. CONCLUSIONS: Formation process reported in the current work ables to reinforce the importance of a interprofessional formation perspective to SUS and the defense of a assistance model based on caring integrality and expanded clinic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2025-03-24T17:29:02Z No. of bitstreams: 1 Tcc - Alice Veras - Versão Final.pdf: 320007 bytes, checksum: d09263ade45ad29c494dbe41b62fa326 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T17:29:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc - Alice Veras - Versão Final.pdf: 320007 bytes, checksum: d09263ade45ad29c494dbe41b62fa326 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectPsicologia.pt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúde.pt_BR
dc.subjectEducação Interprofissional.pt_BR
dc.subjectPsychology.pt_BR
dc.subjectPrimary Health Care.pt_BR
dc.subjectInterprofessional Educationpt_BR
dc.titleCAMINHOS FORMATIVOS DA PSICOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE DE JOÃO PESSOApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1CLEMENTE, ANSELMO-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Atenção Primária à Saúde (APS) passa a ser uma possibilidade de atuação para o Psicólogo, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); dentro deste Núcleo está o Apoio Matricial (AM) como uma das ferramentas fundamentais para sua organização e qualificação da APS. Tanto a ESF quanto o NASF constituem-se enquanto equipes multiprofissionais, que buscam superar o modelo fragmentado de assistência à saúde. Diante disso, propõe-se uma perspectiva interprofissional de Educação e Trabalho, a fim de formar profissionais qualificados para esses serviços. OBJETIVO: Relatar a experiência do percurso formativo de uma estudante de Psicologia nas práticas de estágio em uma Unidade de Saúde da Família (USF), com o aporte teórico do AM e da Educação Interprofissional (EIP). METODOLOGIA: As atividades descritas neste artigo dizem respeito a um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, no qual buscamos refletir acerca das práticas desenvolvidas durante um ano na APS do município de João Pessoa. Como principal fonte de dados foram utilizados os diários de campo da autora. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram desenvolvidas ofertas de Apoio às Equipes de Referência (ER) do serviço, em uma perspectiva de ampliação da clínica e não reprodução das práticas hegemônicas da Psicologia Clássica na APS; e um trabalho em equipe realizado a partir dos princípios e das competências colaborativas da EIP. CONCLUSÕES: O percurso formativo apresentado neste relato permite ressaltar a importância de uma perspectiva interprofissional de formação para o SUS e a defesa por um modelo de assistência baseado na integralidade do cuidado e na clínica ampliadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Alice Veras - Versão Final.pdfTcc - Alice Veras312,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.