Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Jayane Evellen de Fatima Cruz de-
dc.date.accessioned2025-03-27T11:51:44Z-
dc.date.available2024-05-28-
dc.date.available2025-03-27T11:51:44Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34088-
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of understanding how fat women's work relationships occur within open television stations in João Pessoa/PB, TV Manaíra, an affiliate of Rede TV in Paraíba; TV Correio, a Record TV affiliate in Paraíba; TV Cabo Branco, a TV Globo affiliate in Paraíba. The authors and main themes of this study are “work relations” from the perspective of Jaime Campos (1971), “woman in the job market” with the author Laís Abramo (2007), “fat woman’s body” in Maria’s conceptions Luísa Jimenez (2021) and Nathália Rangel (2018), “organizational practices” with Theodore Shatscky (2005), in addition to Baldin and Munhoz (2011) with the “snowball theory”. It is clear that the fat woman's body is stigmatized and socially marginalized, which causes this to leak into organizations. However, it is not something that necessarily happens in a planned manner on the part of society towards managers, organizational rules and subjects. This scenario can also be seen from the opposite perspective, in which women are unable or unwilling to see themselves as fat, and therefore, express marginalization within television stations in Perso. This is possible to see through self-identification and the feeling of non-acceptance of one's own body.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-27T11:51:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JayaneEvellenDeFátimaCruzDeSouza_Dissert.pdf: 2175623 bytes, checksum: b641627cb86b60c7eca4023490d7bbfb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-27T11:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JayaneEvellenDeFátimaCruzDeSouza_Dissert.pdf: 2175623 bytes, checksum: b641627cb86b60c7eca4023490d7bbfb (MD5) Previous issue date: 2024-02-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações de trabalho - Mulheres gordaspt_BR
dc.subjectMulher gorda - Marginalizaçãopt_BR
dc.subjectCorpo gordopt_BR
dc.subjectFat bodypt_BR
dc.subjectFat womanpt_BR
dc.subjectOrganizationspt_BR
dc.subjectWork relationshipspt_BR
dc.subjectMarginalitypt_BR
dc.titleA marginalização das mulheres gordas nas relações de trabalho em emissoras de televisão de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Colpo, Caroline Delevati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9282273363277593pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4081601779097333pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral compreender como acontecem as relações de trabalho das mulheres gordas dentro das emissoras abertas de televisão de João Pessoa/PB, TV Manaíra, afiliada da Rede TV na Paraíba; TV Correio, afiliada da Record TV na Paraíba; TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo na Paraíba. Os autores e temas principais deste estudo são “relações de trabalho” a partir da perspectiva de Jaime Campos (1971), “mulher no mercado de trabalho” com a autora Laís Abramo (2007), “corpo da mulher gorda” nas concepções de Maria Luísa Jimenez (2021) e Nathália Rangel (2018), “práticas organizacionais” com Theodore Shatscky (2005), além de Baldin e Munhoz (2011) com a “teoria da bola de neve”. Percebe-se, que o corpo da mulher gorda é estigmatizado e marginalizado socialmente, o que faz com que isso escoe para dentro das organizações. Todavia, não é algo que acontece necessariamente de maneira planejada por parte da sociedade para com os gestores, regras organizacionais e sujeitos. Esse cenário pode ser visto também pelo caminho inverso, no qual as mulheres não conseguem ou não querem se enxergar como gordas, e por isso, exprimem a marginalização para dentro das emissoras de televisão pessoenses. Isso é possível de ver através da autoidentificação e do sentimento de não aceitação do próprio corpo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JayaneEvellenDeFátimaCruzDeSouza_Dissert.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons