Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Juliana do Vale-
dc.date.accessioned2025-03-31T11:12:22Z-
dc.date.available2024-05-22-
dc.date.available2025-03-31T11:12:22Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34118-
dc.description.abstractThis study focuses on investigating the contributions of the Family Center for Alternating Education (CEFFA) Manoel Monteiro, located in Lago do Junco-MA, to the maintenance of surrounding communities, through the theoretical-methodological approach of Alternating Pedagogy. Within the context of Field Education, especially in Maranhão, where over 50% of public education institutions are located at rural zones while facing infrastructural challenges, the research explores, over the first two chapters, the historical trajectory marked by the struggle of peasant social movements for Field Education. From the methodologies presented throughout the work, the main objective is to verify how alternating pedagogical practices transcend the school and contribute to the organizational foundations of that reality. Specific objectives are determined as: a) Locating the debate on Field Education and Alternating Pedagogy in the Brazilian reality and, above all, in Maranhão; b) Identifying the pedagogical work developed at CEFFA Manoel Monteiro; and c) Assessing the theoretical perceptions surrounding the object from the perspectives of CEFFA students, as well as graduates and other members of the school. Using a qualitative methodology, through literature review [Gimonet (2007), Pistrak (2018), Nosella (2012), Cavalcanti (2011), among others] and semi-structured interviews, the observation of the case study, wich is reserved for the last two chapters, is conducted based on three key categories: community, work, and self-organization. The results highlight the relevance of the school's pedagogical work, emphasizing how CEFFA's Alternating Pedagogy emerges as a successful approach, promoting integration between school and community, actively contributing to the maintenance of surrounding peasant communities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-31T11:12:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaDoValeMatos_Dissert.pdf: 2264938 bytes, checksum: 4387a911dbe4b4091629436fbc36eb19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T11:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaDoValeMatos_Dissert.pdf: 2264938 bytes, checksum: 4387a911dbe4b4091629436fbc36eb19 (MD5) Previous issue date: 2024-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectComunidade camponesapt_BR
dc.subjectAuto-organizaçãopt_BR
dc.subjectAlternating Pedagogypt_BR
dc.subjectPedagogical Workpt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectSelf-organizationpt_BR
dc.titleCentro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro e a Educação do Campo-MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286905684399911pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890609903244521pt_BR
dc.description.resumoEste estudo centra-se na investigação das contribuições do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Manoel Monteiro, localizado em Lago do Junco-MA, para a manutenção das comunidades camponesas ao seu redor, a partir da abordagem teórico-metodológica da Pedagogia da Alternância. Inserindo-se no contexto da Educação do Campo, especialmente no Maranhão, onde mais de 50% das instituições de ensino público são escolas do campo que em maioria enfrentam desafios infraestruturais, a pesquisa explora, durante os dois primeiros capítulos, a trajetória histórica marcada pela luta dos movimentos sociais camponeses pela Educação do Campo. A partir das metodologias apresentadas ao curso do trabalho, tem-se como como principal objetivo verificar como as práticas pedagógicas da alternância transbordam a escola e contribuem para as bases organizacionais daquela realidade. Os objetivos específicos são determinados em: a) Localizar o debate da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância na realidade brasileira e sobretudo, maranhense; b) Identificar o trabalho pedagógico desenvolvido no CEFFA Manoel Monteiro e; c) Conferir as percepções teóricas que circundam o objeto a partir das perspectivas dos alunos e alunas do CEFFA, bem como dos egressos e demais membros que compõe a escola. Utilizando uma metodologia qualitativa, a partir de revisão bibliográfica [Gimonet (2007), Pistrak (2018), Nosella (2012), Cavalcanti (2011), entre outros] e entrevistas semiestruturadas, a observação do estudo de caso reservado aos dois últimos capítulos se dá a partir de três categorias-chave: comunidade, trabalho e auto-organização. Os resultados evidenciam a relevância do trabalho pedagógico da escola, destacando como a Pedagogia da Alternância do CEFFA emerge enquanto abordagem exitosa, promovendo a integração entre escola e comunidade, contribuindo ativamente para a manutenção das comunidades camponesas ao seu redor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaDoValeMatos_Dissert.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons