Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTRIGUEIRO FORMIGA, MAYARA-
dc.date.accessioned2025-04-03T17:38:52Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2025-04-03T17:38:52Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34158-
dc.description.abstractPop culture plays a significant role in disseminating values, traditions, and customs through its cultural products, such as films, TV series, and music. Consumption of these works can motivate individuals to become interested in the culture and language of a place. A prominent example is the impact of the Thai TV series Boys Love (BL), which has become a tool of soft power by sparking growing interest in the Thai language and culture. This study aims to analyse the role of these productions in motivating people to learn the Thai language, contributing to the enhancement of Thailand’s cultural image on the international stage. To this end, a literature review was conducted based on concepts of soft power (Nye, 2004), nation branding (Fan, 2010), and motivation in learning foreign languages (Dörnyei, 2003; Gardner, 2001), along with discussions on pop culture (Velasco, 2010; Soares, 2015). The methodological approach of the research was mixed, using the quantitative method, where a questionnaire was applied to students and non-students of Thai language to obtain data. The qualitative method, where the results obtained in the data collection were interpreted, addressed the impact of these productions on the interest in Thai culture and language. In addition, as a descriptive-explanatory research, the research showed the relationship between the consumption of BL series and the motivation to learn the Thai language, and explained the reasons why this relationship occurs. Through this analysis, the study highlighted how pop culture can serve as a powerful instrument of soft power, influencing the interest in the culture and language of a place. Specifically, how BL series influence the motivation to learn the Thai language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2025-04-03T17:38:52Z No. of bitstreams: 1 TCC Mayara Completo.pdf: 7174806 bytes, checksum: abb2514145baeb0f190775cf4989d079 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T17:38:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Mayara Completo.pdf: 7174806 bytes, checksum: abb2514145baeb0f190775cf4989d079 (MD5) Previous issue date: 2024-10-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectTailândiapt_BR
dc.subjectlíngua tailandesapt_BR
dc.subjectlínguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectsoft powerpt_BR
dc.subjectcultura poppt_BR
dc.subjectboys love.pt_BR
dc.subjectThailand;pt_BR
dc.subjectThai languagept_BR
dc.subjectforeign languagespt_BR
dc.subjectsoft powerpt_BR
dc.subjectpop culturept_BR
dc.subjectboys lovept_BR
dc.titleO PAPEL DAS SÉRIES BOYS LOVE NA MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA LÍNGUA TAILANDESA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO SOFT POWERpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1PERES MARTORELLI, ANA BERENICE-
dc.description.resumoA cultura pop desempenha um papel significativo na disseminação de valores, tradições e costumes, através de seus produtos culturais, como filmes, séries de TV e música. O consumo dessas obras pode motivar o interesse dos indivíduos pela cultura e língua de um lugar. Um exemplo proeminente é o impacto das séries Boys Love (BL) da Tailândia, que se tornaram uma ferramenta de soft power ao despertar um interesse crescente na língua e cultura tailandesa. Este estudo visa analisar o papel dessas produções na motivação do aprendizado da língua tailandesa, contribuindo para o aprimoramento da imagem cultural da Tailândia no cenário internacional. Para tal, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica baseada em conceitos de soft power (Nye, 2004), nation branding (Fan, 2010) e motivação no aprendizado de línguas estrangeiras (Dörnyei, 2003; Gardner, 2001), juntamente com discussões sobre cultura pop (Velasco, 2010; Soares, 2015). A abordagem metodológica da pesquisa foi mista, utilizando do método quantitativo, onde houve a aplicação de um questionário com estudantes e não estudantes de língua tailandesa para obtenção de dados e, do método qualitativo, onde se interpretou os resultados obtidos no levantamento de dados, abordando o impacto dessas produções no interesse pela cultura e língua tailandesas. Além disso, na condição de pesquisa descritivo-explicativa, a pesquisa mostrou a relação entre o consumo de séries do gênero BL e a motivação no aprendizado da língua tailandesa, e explicou as razões pelas quais essa relação ocorre. Por meio dessa análise, o estudo destacou como a cultura pop pode servir como um poderoso instrumento de soft power, influenciando no interesse pela cultura e língua de um lugar, nesse caso, especificamente, de como as séries BL influenciam na motivação para aprender a língua tailandesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mayara Completo.pdfTCC Mayara7,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.