Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Sthefany Rochely Batista-
dc.date.accessioned2025-04-04T14:08:22Z-
dc.date.available2025-04-04T14:08:22Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34169-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-04-04T13:37:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRBT04042025.pdf: 442819 bytes, checksum: 2e4daf79d6a36631ddfcdaf1b557effe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-04-04T14:08:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRBT04042025.pdf: 442819 bytes, checksum: 2e4daf79d6a36631ddfcdaf1b557effe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-04T14:08:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRBT04042025.pdf: 442819 bytes, checksum: 2e4daf79d6a36631ddfcdaf1b557effe (MD5) Previous issue date: 2024-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectDecisões financeiraspt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleEducação financeira: uma perspectiva sobre os universitários do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aires, Renan Felinto de Farias-
dc.description.resumoA educação financeira é um tema essencial na vida dos indivíduos, pois permite um maior conhecimento sobre os produtos financeiros e auxilia na conquista da independência financeira. Ademais, também ajuda na tomada de decisão informada, utilizando o dinheiro com aliado para alcançar seus objetivos. Neste contexto, este estudo se concentrou na compreensão e entendimento dos alunos universitários do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o tema educação financeira. Portanto, o objetivo do estudo foi compreender a relação entre educação financeira, características individuais e comportamento financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPB. Em termos metodológicos, trata- se de uma pesquisa de campo de cunho quantitativo realizada com uma amostra de 157 discentes do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado composto por três seções e análise de dados se deu a partir de estatísticas descritivas, técnica de diferença de médias (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e de análise de correlações (correlação de Spearman). Os resultados revelam que 36,94% não tem um nível de conhecimento financeiro suficiente para gerir bem suas finanças. Além disso, 33,1% dos participantes relataram que a falta de conhecimento é o principal desafio enfrentado pelos universitários, e, com base nesses desafios, foi identificado que 22,9% não se sentem preparados para lidar com suas finanças após a graduação. Adicionalmente, foi identificado que existe uma diferença estatística significativa no nível de conhecimento financeiro em relação ao gênero, destacando que o gênero feminino apresenta um menor conhecimento. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para auxiliar na identificação de lacunas na aprendizagem e implementar estratégias pedagógicas que promovam a continuidade do tema abordado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRBT04042025.pdf432,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons