Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Andressa Mariano Vieira de-
dc.date.accessioned2025-04-04T14:26:31Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-04T14:26:31Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34172-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-04T14:26:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMVA09122024.pdf: 445891 bytes, checksum: 9cba3dfec27deb8cd59abe4a5f8868bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-04T14:26:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMVA09122024.pdf: 445891 bytes, checksum: 9cba3dfec27deb8cd59abe4a5f8868bf (MD5) Previous issue date: 2024-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectRelevânciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA inteligência artificial e a relevância do professor de português: a identidade docente sob a perspectiva do ensino de produção textual em José Wanderley Geraldipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.description.resumoNesta pesquisa, nosso tema introduz a reflexão sobre a atual relevância do professor de linguagens, aqui o português, em sala de aula a partir da análise das mudanças históricas na concepção de texto, principalmente após o advento da IA (inteligência artificial) gerativa com processamento de linguagem natural. Apesar das transformações sociais e tecnológicas ao longo dos últimos anos, nota-se que o ensino formal de língua ainda é baseado em modelos mecânicos, formalistas e metalinguísticos que levam os alunos a desvalorizarem a reflexão crítica no ato de leitura e escrita verbal – habilidades imprescindíveis no contexto virtual-digital em que vivemos. Além disso, tendo em vista o contato com novos recursos tecnológicos que lhes oferecem “respostas prontas e únicas”, o aluno pode perder de vista os elementos principais que caracterizam uma produção textual. Com o objetivo de refletir sobre a importância da figura docente em meio aos novos desafios ao ensino de leitura e produção de texto ocasionados pelo uso superficial de ferramentas digitais, que podem realizar tarefas escolares “sozinhas” em um piscar de olhos, nosso trabalho foi baseado em uma pesquisa exploratória e qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de publicações relevantes que mesclam o passado e o presente sobre objetos em foco, a fim de apresentar cada objeto até alcançarmos o ponto de tensão, com seus benefícios e prejuízos, entre eles. Assim, partimos de uma análise sobre as concepções de texto sob o olhar da Linguística Textual apresentada nas ideias de Marcuschi (1983) e Beaugrande e Dressler (1981 apud Costa Val, 2004) até uma exposição inicial, com base nas ideias de McCarthy (2017), Kaufman (2019, 2023) e Klein e Gunkel (2023), sobre o desenvolvimento da inteligência artificial, seu recente avanço na área de processamento linguístico e as implicações da tecnologia gerativa sob análise do chatbot ChatGPT. Desta forma, introduzimos a reflexão com base nas ideias de Geraldi (2011 [1999]) sobre como o professor, enquanto mediador da aprendizagem, continua a ser relevante em salas de aula ao equilibrar o uso de novas tecnologias na educação, como o caso das ferramentas com IA, e estimular o letramento e a interpretação textual crítica dos alunos nas mais diversas interlocuções linguísticas a fim de obter, com sucesso, o desenvolvimento das práticas letradas nos alunos e superar as novas dificuldades para o ensino de leitura e da escritapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMVA09122024.pdf435,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons