Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Andressa Mariano Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T14:26:31Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09 | - |
dc.date.available | 2025-04-04T14:26:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34172 | - |
dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-04T14:26:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMVA09122024.pdf: 445891 bytes, checksum: 9cba3dfec27deb8cd59abe4a5f8868bf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-04T14:26:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMVA09122024.pdf: 445891 bytes, checksum: 9cba3dfec27deb8cd59abe4a5f8868bf (MD5) Previous issue date: 2024-12-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Relevância | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A inteligência artificial e a relevância do professor de português: a identidade docente sob a perspectiva do ensino de produção textual em José Wanderley Geraldi | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jorgevaldo de Souza | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, nosso tema introduz a reflexão sobre a atual relevância do professor de linguagens, aqui o português, em sala de aula a partir da análise das mudanças históricas na concepção de texto, principalmente após o advento da IA (inteligência artificial) gerativa com processamento de linguagem natural. Apesar das transformações sociais e tecnológicas ao longo dos últimos anos, nota-se que o ensino formal de língua ainda é baseado em modelos mecânicos, formalistas e metalinguísticos que levam os alunos a desvalorizarem a reflexão crítica no ato de leitura e escrita verbal – habilidades imprescindíveis no contexto virtual-digital em que vivemos. Além disso, tendo em vista o contato com novos recursos tecnológicos que lhes oferecem “respostas prontas e únicas”, o aluno pode perder de vista os elementos principais que caracterizam uma produção textual. Com o objetivo de refletir sobre a importância da figura docente em meio aos novos desafios ao ensino de leitura e produção de texto ocasionados pelo uso superficial de ferramentas digitais, que podem realizar tarefas escolares “sozinhas” em um piscar de olhos, nosso trabalho foi baseado em uma pesquisa exploratória e qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de publicações relevantes que mesclam o passado e o presente sobre objetos em foco, a fim de apresentar cada objeto até alcançarmos o ponto de tensão, com seus benefícios e prejuízos, entre eles. Assim, partimos de uma análise sobre as concepções de texto sob o olhar da Linguística Textual apresentada nas ideias de Marcuschi (1983) e Beaugrande e Dressler (1981 apud Costa Val, 2004) até uma exposição inicial, com base nas ideias de McCarthy (2017), Kaufman (2019, 2023) e Klein e Gunkel (2023), sobre o desenvolvimento da inteligência artificial, seu recente avanço na área de processamento linguístico e as implicações da tecnologia gerativa sob análise do chatbot ChatGPT. Desta forma, introduzimos a reflexão com base nas ideias de Geraldi (2011 [1999]) sobre como o professor, enquanto mediador da aprendizagem, continua a ser relevante em salas de aula ao equilibrar o uso de novas tecnologias na educação, como o caso das ferramentas com IA, e estimular o letramento e a interpretação textual crítica dos alunos nas mais diversas interlocuções linguísticas a fim de obter, com sucesso, o desenvolvimento das práticas letradas nos alunos e superar as novas dificuldades para o ensino de leitura e da escrita | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMVA09122024.pdf | 435,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons