Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Débora Karen de Santana de-
dc.date.accessioned2025-04-04T15:07:31Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2025-04-04T15:07:31Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34174-
dc.description.abstractThis article analyzes the influence of humor in the cordel literature produced in Bahia, highlighting how this cultural expression rooted in the Bahian capital contributes to the preservation of regional identity and cultural resistance. Cordel literature, with its accessible language and permeated by regionalisms characteristic of Bahia, reflects the experiences and challenges of everyday life in Salvador. Humor, a striking element of the genre, transcends mere entertainment and is consolidated as a tool for social criticism, allowing the people of Bahia to express resilience and question power structures. The research follows an inductive and historical approach, with a qualitative analysis of cordel texts that use humor. This method seeks to understand how humor in Salvadoran cordel reinforces the city's linguistic and cultural identity, as well as its role in the local educational context, promoting inclusion and respect for cultural and linguistic diversity. The results show that the Bahian cordel, by exploring social and cultural themes through humor, serves as a relevant pedagogical tool, helping to build critical awareness among students. In this way, this study reaffirms the importance of cordel as an educational and cultural resistance tool, consolidating itself as an essential element in valuing regional identity and strengthening a more inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-04T15:07:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DKSA06122024.pdf: 311719 bytes, checksum: 5f860d28ad1b86bd77767180564a9e5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-04T15:07:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DKSA06122024.pdf: 311719 bytes, checksum: 5f860d28ad1b86bd77767180564a9e5f (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectCultura nordestinapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.titleA influência do humor na literatura de cordel na Bahiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Loureiro, Soraya Nogueira Albert-
dc.description.resumoO presente artigo analisa a influência do humor na literatura de cordel produzida na, Bahia, destacando como essa expressão cultural enraizada na capital baiana contribui para a preservação da identidade regional e para a resistência cultural. A literatura de cordel, com sua linguagem acessível e permeada por regionalismos característicos da Bahia, reflete as vivências e desafios do cotidiano soteropolitano. O humor, elemento marcante do gênero, transcende o mero entretenimento e se consolida como ferramenta de crítica social, permitindo que o povo baiano expresse resiliência e questione estruturas de poder. A pesquisa segue uma abordagem indutiva e histórica, com análise qualitativa de textos de cordel de que utilizam o humor. Esse método busca entender como o humor no cordel soteropolitano reforça a identidade linguística e cultural da cidade, além de seu papel no contexto educacional local, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade cultural e linguística. Os resultados demonstram que o cordel baiano, ao explorar temas sociais e culturais por meio do humor, serve como uma relevante ferramenta pedagógica, auxiliando na construção de uma consciência crítica entre os estudantes. Dessa maneira, este estudo reafirma a importância do cordel de como instrumento educativo e de resistência cultural, consolidando-se como um elemento essencial na valorização da identidade regional e no fortalecimento de um ensino mais inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DKSA06122024.pdf304,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons