Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Franciele Soares dos-
dc.date.accessioned2025-04-07T14:20:26Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-07T14:20:26Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34182-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-07T14:20:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FSS09122024.pdf: 370539 bytes, checksum: 16ca1153fa5f3372173ec5bcd85345c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T14:20:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FSS09122024.pdf: 370539 bytes, checksum: 16ca1153fa5f3372173ec5bcd85345c2 (MD5) Previous issue date: 2024-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectO pequeno príncipept_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.titleA literatura juvenil no ensino de língua portuguesa: estratégias para o desenvolvimento da competência leitorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.advisor-co1Braz, Rafael Francisco-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a influência da literatura juvenil no desenvolvimento da competência leitora no ensino de Língua Portuguesa (LP), com ênfase na aplicação das estratégias de Letramento Literário aplicada às dificuldades de leitura dos estudantes brasileiros, evidenciadas conforme o PISA (2022); destacou a necessidade de métodos pedagógicos acessíveis e lúdicos para engajar os jovens leitores. O objetivo desta pesquisa é verificar como as etapas do Letramento Literário postuladas pelo pesquisador Rildo Cosson (2014) — motivação, introdução, leitura e interpretação — são aplicadas ao corpus literário O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (2010), e como contribuem para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia que foi adotada consiste em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nas teorias de Cosson (2014), Zilberman (2012) e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). O estudo está dividido em duas categorias e aborda, na Categoria I, o letramento literário e as estratégias de ensino, segundo Cosson e Zilberman, destacando a importância do professor como mediador para a formação de leitores críticos. Na Categoria II, são analisadas as nuances da obra O Pequeno Príncipe, que aborda temas universais como amizade e responsabilidade, proporcionando oportunidades para uma leitura crítica e reflexiva. A análise mostra que, a literatura juvenil integrada ao ensino de Língua Portuguesa (LP) de forma estratégica pode ser um recurso essencial para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSS09122024.pdf361,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons