Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alcantara, Karine de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T14:17:48Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09 | - |
dc.date.available | 2025-04-08T14:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195 | - |
dc.description.abstract | No Abstract. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-08T14:17:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KSA09122024.pdf: 232316 bytes, checksum: 184a9beb6cae68b962210af9e70a3e59 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-08T14:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KSA09122024.pdf: 232316 bytes, checksum: 184a9beb6cae68b962210af9e70a3e59 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Chat GPT | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Aprimoramento da escrita | pt_BR |
dc.title | A escrita na educação básica: utilizando o ChatGPT como ferramenta de melhoria de textos em aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jorgevaldo de Souza | - |
dc.description.resumo | Na Educação básica os estudantes se deparam com o desafio de aprofundar suas habilidades de leitura e escrita e, entre as diversas competências que devem ser desenvolvidas, a habilidade de redigir textos de forma clara, coerente e estruturada ocupa um lugar de destaque nas aulas de Língua Portuguesa. Para os professores, auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades também é um desafio posto que a correção de textos exige a análise de diversos aspectos textuais, desde a gramática e ortografia até a coerência e originalidade da escrita, o que torna esse processo demorado. Nesse contexto, surge a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, como uma possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica no que diz respeito à melhoria da escrita acadêmica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar como o ChatGPT pode contribuir para a correção e aprimoramento de textos em aulas de Língua Portuguesa na educação básica. De forma específica, buscou-se identificar as funcionalidades do ChatGPT que podem ser aplicadas no contexto educacional; avaliar os impactos do uso dessa tecnologia no processo de correção de textos; investigar como ela pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, e apresentar os limites e desafios da utilização do ChatGPT. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica do tipo integrativa de estudos publicados entre 2022 e 2024. Assim, autores tais como Pereira (2023); Rodrigues; Paiva e Silva (2023); Biswas; Dobaria e Cohen (2023); Penteado e Peres (2023); Lechien et al. (2024) e Barreto (2023) embasaram a discussão cuja estrutura foi organizada em quatro capítulos: o primeiro trata-se da introdução com a contextualização e principais aspectos do estudo; o segundo capítulo aborda as características da Inteligência Artificial, o surgimento do ChatGPT e algumas experiências da aplicação dessa ferramenta na educação; no terceiro capítulo, são apresentados os resultados ligados diretamente ao objetivo; enquanto o quarto capítulo apresenta as considerações finais do estudo. Evidenciou-se a escassez de estudos, principalmente, no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KSA09122024.pdf | 226,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons