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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcantara, Karine de Souza-
dc.date.accessioned2025-04-08T14:17:48Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-08T14:17:48Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195-
dc.description.abstractNo Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-08T14:17:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KSA09122024.pdf: 232316 bytes, checksum: 184a9beb6cae68b962210af9e70a3e59 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectChat GPTpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAprimoramento da escritapt_BR
dc.titleA escrita na educação básica: utilizando o ChatGPT como ferramenta de melhoria de textos em aulas de língua portuguesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.description.resumoNa Educação básica os estudantes se deparam com o desafio de aprofundar suas habilidades de leitura e escrita e, entre as diversas competências que devem ser desenvolvidas, a habilidade de redigir textos de forma clara, coerente e estruturada ocupa um lugar de destaque nas aulas de Língua Portuguesa. Para os professores, auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades também é um desafio posto que a correção de textos exige a análise de diversos aspectos textuais, desde a gramática e ortografia até a coerência e originalidade da escrita, o que torna esse processo demorado. Nesse contexto, surge a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, como uma possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica no que diz respeito à melhoria da escrita acadêmica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar como o ChatGPT pode contribuir para a correção e aprimoramento de textos em aulas de Língua Portuguesa na educação básica. De forma específica, buscou-se identificar as funcionalidades do ChatGPT que podem ser aplicadas no contexto educacional; avaliar os impactos do uso dessa tecnologia no processo de correção de textos; investigar como ela pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, e apresentar os limites e desafios da utilização do ChatGPT. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica do tipo integrativa de estudos publicados entre 2022 e 2024. Assim, autores tais como Pereira (2023); Rodrigues; Paiva e Silva (2023); Biswas; Dobaria e Cohen (2023); Penteado e Peres (2023); Lechien et al. (2024) e Barreto (2023) embasaram a discussão cuja estrutura foi organizada em quatro capítulos: o primeiro trata-se da introdução com a contextualização e principais aspectos do estudo; o segundo capítulo aborda as características da Inteligência Artificial, o surgimento do ChatGPT e algumas experiências da aplicação dessa ferramenta na educação; no terceiro capítulo, são apresentados os resultados ligados diretamente ao objetivo; enquanto o quarto capítulo apresenta as considerações finais do estudo. Evidenciou-se a escassez de estudos, principalmente, no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

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