Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Kézia Veríssimo-
dc.date.accessioned2025-04-08T14:44:05Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2025-04-08T14:44:05Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34197-
dc.description.abstractThis work aims to identify the importance of reading in cognitive, social and cultural development in the life of the individual, having as general objective, to analyze how reading contributes to the cognitive, social and cultural development of individuals, highlighting its implications in a personal and social way, and its specific objectives are: To investigate how regular reading practice can contribute to the enhancement of critical analysis and problem-solving skills; To observe how reading proficiency can reflect and impact individuals' educational success and career opportunities; To examine how engagement with diverse texts contributes to the formation of cultural identity and historical factors. The theoretical framework described how the family and teacher can help in the educational process by playing a crucial role in the cognitive, social and cultural development of students, and the benefits that favor the formation of the student reader. With this, the study was theoretically based on relevant works and authors, such as; Carleti, (2007) Lajolo (2003); Vygotsky (2001); Piaget (1983); Candido (2006), Freire (1996), Jales (1992) and Soares (2011). In order to achieve the objectives, the research methodology was qualitative, using a combination of specific methodological strategies, including a bibliographical review, analysis of academic literature, articles, books and previous studies on reading, with the aim of obtaining a detailed and contextualized understanding of these practices. The habit of reading fosters knowledge, new possibilities and discoveries from different angles and forms. For reading to have this meaning, the collective effort of educators, parents and society is essential to encourage the habit of reading, with the aim of forming critical and autonomous citizens, strengthening the development of future readers of the world, readers of the moment, readers for life. Therefore, there needs to be a commitment to make this happen, providing the conditions to train these future readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-08T14:44:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KVC06122024.pdf: 603331 bytes, checksum: 4eac3143fadb04bf45e09ed01a4d8acb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T14:44:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KVC06122024.pdf: 603331 bytes, checksum: 4eac3143fadb04bf45e09ed01a4d8acb (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCognitivopt_BR
dc.subjectSocialpt_BR
dc.titleA importância da leitura no desenvolvimento cognitivo, social e cultural na vida do indivíduopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Machado, Adilma Gomes da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo, social e cultural na vida do indivíduo, tendo como objetivo geral, analisar como a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos indivíduos, destacando suas implicações de forma pessoal e social, e seus objetivos específicos são: Investigar como a prática regular de leitura pode contribuir para o aprimoramento das habilidades de análise crítica e resoluções de problemas; Observar como a proficiência em leitura pode refletir e impactar o sucesso educacional e as oportunidades de carreira dos indivíduos; Examinar como o engajamento com textos diversos contribui para a formação da identidade cultural e fatores históricos. No referencial teórico foram descritas como a família e professor podem ajudar no processo educacional desempenhando um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos alunos, e os benefícios que favorecem a formação do estudante leitor. Com isso fundamentando teoricamente o estudo com base em obras e autores relevantes, como; Carleti, (2007) Lajolo (2003); Vygotsky (2001); Piaget (1983); Candido (2006), Freire (1996), Jales (1992) e Soares (2011). Para alcançar total objetivos, a metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando uma combinação de estratégias metodológicas específicas, incluindo revisão bibliográfica, análise de literatura académica, artigos, livros e estudos prévios sobre leitura, com o objetivo de obter uma compreensão detalhada e contextualizada dessas práticas. O hábito da leitura é um favorecedor do saber, do conhecimento de novas possibilidades e descobertas por diversos ângulos e formas. Para que a leitura tenha esse significado, é necessário do esforço coletivo de educadores, pais e sociedade é fundamental para estimular o hábito de leitura, visando formar cidadãos críticos e autônomos, fortalecendo o desenvolvimento dos futuros leitores do mundo, leitores do momento, leitores para a vida toda. Sendo assim, é preciso que haja empenho para que isso aconteça, proporcionando condições de realizar a formação desses futuros leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KVC06122024.pdf589,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons