Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Letícia Pillar Altino Costa-
dc.date.accessioned2025-04-08T15:03:19Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-08T15:03:19Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34200-
dc.description.abstractNo Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-08T15:03:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPACM09122024.pdf: 620932 bytes, checksum: 7f64d14fffbb2ee8293869678c51a13f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T15:03:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPACM09122024.pdf: 620932 bytes, checksum: 7f64d14fffbb2ee8293869678c51a13f (MD5) Previous issue date: 2024-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectPrematuridadept_BR
dc.titleEntre páginas e primeiros passos: o impacto do gibi na sensibilização sobre a prematuridade em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues , Hermano de França-
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Rebeca Monteiros Ayres de-
dc.description.resumoAs HQs têm o potencial de facilitar o diálogo sobre temáticas complexas e fraturantes para as crianças através do trabalho das ilustrações e de uma linguagem acessível, o que, no contexto da prematuridade, podem ser aliadas na conscientização da temática, sobre as dificuldades que podem ser enfrentadas por crianças que nasceram prematuramente. A partir disso, o presente trabalho objetivou analisar a história em quadrinhos Turma da Mônica: Uma História de Prematuridade, escrita pelo Instituto Maurício de Souza (2023), amparados pelas considerações de Zilberman (2002) e Coelho (2000) à respeito do gênero Histórias em Quadrinhos no contexto de sala de aula, bem como pelos constructos de Guedes (2008), esteio para dialogar sobre a temática da prematuridade. Conjecturou-se que Turma da Mônica: Uma História de Prematuridade (2023) é um exímio texto literário capaz de promover a sensibilização sobre os entraves da prematuridade na conjuntura escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPACM09122024.pdf606,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons