Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34200Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Marinho, Letícia Pillar Altino Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-08T15:03:19Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-09 | - |
| dc.date.available | 2025-04-08T15:03:19Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34200 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-08T15:03:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPACM09122024.pdf: 620932 bytes, checksum: 7f64d14fffbb2ee8293869678c51a13f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-08T15:03:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPACM09122024.pdf: 620932 bytes, checksum: 7f64d14fffbb2ee8293869678c51a13f (MD5) Previous issue date: 2024-12-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
| dc.subject | Prematuridade | pt_BR |
| dc.title | Entre páginas e primeiros passos: o impacto do gibi na sensibilização sobre a prematuridade em sala de aula | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues , Hermano de França | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Sousa, Rebeca Monteiros Ayres de | - |
| dc.description.resumo | As HQs têm o potencial de facilitar o diálogo sobre temáticas complexas e fraturantes para as crianças através do trabalho das ilustrações e de uma linguagem acessível, o que, no contexto da prematuridade, podem ser aliadas na conscientização da temática, sobre as dificuldades que podem ser enfrentadas por crianças que nasceram prematuramente. A partir disso, o presente trabalho objetivou analisar a história em quadrinhos Turma da Mônica: Uma História de Prematuridade, escrita pelo Instituto Maurício de Souza (2023), amparados pelas considerações de Zilberman (2002) e Coelho (2000) à respeito do gênero Histórias em Quadrinhos no contexto de sala de aula, bem como pelos constructos de Guedes (2008), esteio para dialogar sobre a temática da prematuridade. Conjecturou-se que Turma da Mônica: Uma História de Prematuridade (2023) é um exímio texto literário capaz de promover a sensibilização sobre os entraves da prematuridade na conjuntura escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LPACM09122024.pdf | 606,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
