Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorInocêncio, Luana Ellen de Sales-
dc.date.accessioned2025-04-11T16:26:29Z-
dc.date.available2015-11-30-
dc.date.available2025-04-11T16:26:29Z-
dc.date.issued2015-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34251-
dc.description.abstractAs a kind of post-modern folklore, internet memes are artifacts of digital culture, elaborated by interactors that resignify everyday matters, media content and sociopolitical discourses through humor. By observing how this process takes place, this research aims to question the heavy flow of amateur audiovisual culture, guided by memetic reappropriation, that the interactors produce and disseminate as entertainment, articulating a known theoretical framework of cyberculture, looking for new hypotheses for the phenomenon. In this sense, the objective of this study is to investigate how the creative reinterpretation of audiovisual content - using editing softwares to create parodies, remixes or mashups - allows the collective structure of a playful experience of consumption and interpretation of cultural products. To this end, is conducted a mapping of genres of memetic language, seeking categorize them from a taxonomy for identifying its peculiarities, its modes of symbolic construction, synthesis and reinterpretation in their plastic and sensitive interfaces. The research aims to observe the interactionals, cognitives and sociability relations implied in this process, in which from a set of terms and references, a specific imaginary is recognized and intensely experienced by interactors, being a rich sample of intimacy with his fans and his diegetic universe. As an articulating element of this investigation, memes created and shared from two major media events will be analyzed, the Oscar 2014 and the Grammy in 2015, seeking to understand how the entertainment industry potentiates the discursive fan-viewer immersion in these events, by the chaining of catalysing performances of memes and targeted speeches, guided by elements that reconfigure the media experience of the pop culture fan-spectator.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-04-11T16:26:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuanaEllenDeSalesInocêncio_Dissert.pdf: 7513658 bytes, checksum: 49462a72ae939fcb2d4efc41197343a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-11T16:26:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuanaEllenDeSalesInocêncio_Dissert.pdf: 7513658 bytes, checksum: 49462a72ae939fcb2d4efc41197343a1 (MD5) Previous issue date: 2015-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectEstética remixpt_BR
dc.subjectCultura participativapt_BR
dc.subjectEntertainmentpt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subjectRemix aestheticspt_BR
dc.subjectParticipatory culturept_BR
dc.titleO meme é a mensagem: cultura memética, entretenimento digital e estética remix na cultura participativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Thiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0740795890269736pt_BR
dc.description.resumoComo uma espécie de folclore pós-moderno, os memes de internet são artefatos da cultura digital, elaborados por interagentes que ressignificam assuntos cotidianos, conteúdos midiáticos e discursos sociopolíticos por meio do humor. Ao observar como esse processo se realiza, esta pesquisa visa problematizar o intenso fluxo da cultura audiovisual amadora, guiada pela reapropriação memética, que os interagentes produzem e circulam como forma de entretenimento, articulando um arcabouço teórico da cibercultura, em busca de novas hipóteses para o fenômeno. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar de que forma a ressignificação criativa de conteúdos audiovisuais - utilizando-se de softwares de edição para criar paródias, remixes ou mashups - permite a estruturação coletiva de uma experiência lúdica do consumo e interpretação dos produtos culturais. Para tanto, é realizado um mapeamento dos gêneros da linguagem memética, buscando categorizá-los a partir de uma taxonomia que permita identificar suas particularidades, seus modos de construção simbólica, de síntese e ressignificação em suas interfaces plásticas e sensíveis. A pesquisa visa ainda observar as relações interacionais, cognitivas e de sociabilidade implícitas nesse processo, no qual a partir de um conjunto de termos e referências, um imaginário específico é reconhecido e intensamente vivenciado pelos interagentes, constituindo uma rica amostra da intimidade dos fãs com seu universo diegético. Como elemento articulador desta investigação, serão analisados os memes criados e compartilhados a partir de dois grandes eventos midiáticos, o Oscar 2014 e o Grammy 2015, buscando compreender como a indústria do entretenimento potencializa a imersão discursiva do fã-espectador nesses eventos, através do encadeamento de performances catalisadoras de memes e discursos segmentados, pautados em elementos que reconfiguram a experiência midiática do fã-espectador da cultura pop.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaEllenDeSalesInocêncio_Dissert.pdf7,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons