Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal , Lidyane Cristina Galdino-
dc.date.accessioned2025-04-11T17:18:09Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2025-04-11T17:18:09Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34253-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to bring students closer to the poetic text, with the aim of contributing to the formation of poems readers interested in enjoyment, attentive to the specificities of the genre and with a view to promoting literary literacy, with qualitative interventionist action research as methodological guidance, through thematic workshops and analysis of poems in a 7th grade class at an elementary school. In these workshops, experiences were provided that made it possible to come into contact with texts from the book “Palavras de encantamento”, available in the school library collection, an anthology that was part of “Literatura em minha casa”, an action linked to the “Programa Nacional Biblioteca da Escola” (PNBE), which has been updated and currently serves all public basic education schools registered in the School Census on a universal and free basis. In theoretical terms, our work was based on studies by Martins (2012), Cosson (2014), Souza and Feba (2011), Cunha (2012), Gebara (2012), Sorrenti (2009), Pinheiro (2018), Ribeiro Neto (2011), Enes Filho (2018) and others. Through the activities carried out during this research, contributions were made to the appreciation of poetic texts, emphasizing their playful and humanizing nature, considering the specificities of their language through the observation of elements such as rhythm, imagery, and the use of figures of speech and language. Additionally, a pedagogical notebook was produced to support teaching actions regarding the use of poetry in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-04-11T17:18:09Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LidyaneCristinaGaldinoLeal_Dissert.pdf: 26962095 bytes, checksum: 67a9155968992a795a829d947dfb10f0 (MD5) LidyaneCristinaGaldinoLeal_Termo.pdf: 175907 bytes, checksum: 4078704607ed13f7e741bd7236887401 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-11T17:18:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LidyaneCristinaGaldinoLeal_Dissert.pdf: 26962095 bytes, checksum: 67a9155968992a795a829d947dfb10f0 (MD5) LidyaneCristinaGaldinoLeal_Termo.pdf: 175907 bytes, checksum: 4078704607ed13f7e741bd7236887401 (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeituras de poemaspt_BR
dc.titlePalavras de encantamento: uma proposta de leitura com a poesia no sétimo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Moama Lorena de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240431568301681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933680349095573pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal aproximar os alunos do texto poético, no intuito de contribuir para a formação de leitores de poemas interessados na fruição, atentos às especificidades do gênero e tendo em vista a promoção do letramento literário. A orientação metodológica escolhida foi a pesquisa-ação intervencionista de caráter qualitativo, por meio de oficinas temáticas e da análise de poemas em uma turma de 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental. Nessas oficinas, propiciaram-se vivências que possibilitaram o contato com textos do livro Palavras de encantamento, disponível no acervo da biblioteca escolar, uma antologia que integrou o “Literatura em minha casa”, ação vinculada ao “Programa Nacional Biblioteca da Escola” (PNBE), que foi atualizado e atualmente atende, de forma universal e gratuita, todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar. Em termos teóricos, nosso trabalho se pauta em estudos de Martins (2012), Cosson (2014), Souza e Feba (2011), Cunha (2012), Gebara (2012), Sorrenti (2009), Pinheiro (2018), Ribeiro Neto (2011), Enes Filho (2018), entre outros. Através das atividades realizadas no decorrer desta pesquisa, contribuiu-se para a apreciação do texto poético, enfatizando-se o seu caráter lúdico e humanizador, considerando as especificidades da sua linguagem, por intermédio da observação de elementos como o ritmo, a imagem e o uso de figuras de estilo e linguagem, bem como foi produzido um caderno pedagógico para subsidiar as ações docentes no tocante à utilização da poesia em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LidyaneCristinaGaldinoLeal_Dissert.pdfDISSERTAÇÃO26,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LidyaneCristinaGaldinoLeal_Termo.pdfTERMO171,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons