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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34291
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Leonilia Mendes-
dc.date.accessioned2025-04-22T10:51:47Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2025-04-22T10:51:47Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34291-
dc.description.abstractBlack women feel the gender and race asymmetry in the invisibility in which several times they are put in society. The movie industry, which has been considered for a long time as a mean of male chauvinism and racism propagation, is also accused for not giving equal visibility and professional opportunities to all social segments. Hence, this work aims to discuss the lack of visibility from the black film-maker women and also from black women in general, as the protagonists of their stories and of the movie scene. For that, black movie-maker women who, in the last years, made documentaries which theme was racism and its impact in the black women lives were interviewed. It’s expected to assess the difficulties of being black women in the movie industry, what motivated them in the choice of the documentary format to produce their movies and how they think the analyzed movies in this research contribute to the debate about racism and its consequences in the black women lives. The work, in the History field, will be guided in the oral history methodology and in the political possibilities from the conceptual tools from intersectionality and “escrevivência”, a concept forged by Conceição Evaristo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-04-22T10:51:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeoníliaMendesMagalhães_Dissert.pdf: 4424714 bytes, checksum: d375138202aaf6df97a99a86eda05530 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-22T10:51:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeoníliaMendesMagalhães_Dissert.pdf: 4424714 bytes, checksum: d375138202aaf6df97a99a86eda05530 (MD5) Previous issue date: 2023-09-26en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria cinematográfica - Mulheres negraspt_BR
dc.subjectCineastas negras - Invisibilidadept_BR
dc.subjectRacismo - Mulheres negraspt_BR
dc.subjectBlack women movie-makerspt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.titleVisibilidades negras e "escrevivência" em documentários dirigidos e protagonizados por mulheres negras (2015-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507849878186996pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676312551284172pt_BR
dc.description.resumoAs mulheres negras sentem a assimetria do gênero e da raça na invisibilidade em que muitas vezes são colocadas na sociedade. A indústria cinematográfica, que há muito tempo é tida como um meio de propagação do machismo e do racismo, é também acusada de não dar as mesmas oportunidades profissionais e de visibilidade a todos os segmentos sociais. Logo, este trabalho pretende discutir a invisibilidade das cineastas negras e das mulheres negras em geral como protagonistas de suas histórias e da própria cena cinematográfica. Para isso, foram entrevistadas cineastas negras que realizaram documentários nos últimos anos e que têm como tema o racismo e os impactos dele nas vidas das mulheres negras. Espera-se aferir sobre as dificuldades de serem mulheres e negras na indústria cinematográfica, o que as motivou na escolha do formato documentário para a realização de seus filmes e de que forma elas imaginam que os filmes analisados na pesquisa contribuem para o debate sobre o racismo e suas consequências nas vidas das mulheres negras. O trabalho, no campo da História, será pautado na metodologia da história oral e nas possibilidades políticas das ferramentas conceituais da interseccionalidade e da “escrevivência”, conceito cunhado por Conceição Evaristo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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