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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Murillo Alvarenga-
dc.date.accessioned2025-04-22T16:19:37Z-
dc.date.available2025-04-22T16:19:37Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34303-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.subjectTelecentropt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA importância do telecentro para inclusão digital do município de Boa Ventura - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Van Der Linden, Marta Maria Gomes-
dc.description.resumoO mundo em que vivemos está sendo conquistado por ações tecnológicas, principalmente no âmbito da educação. A inclusão digital é uma necessidade gritante não só para a classe estudantil, mas para a sociedade como um todo, é uma forma de aprendizagem onde o indivíduo passa a interagir no mundo das mídias digitais. Nesse sentido, decidimos investigar a educação digital no Telecentro de Boa Ventura - Paraíba, como ferramenta de inclusão para a comunidade escolar e para os diversos grupos sociais que freqüentam este espaço, além de avaliar a eficácia dos Telecentros, mostrando a prática educativa realizada nesses espaços de inclusão digital e propondo ações que visem à continuidade de uma política de inclusão digital num município tão pequeno. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com 8 (oito) alunos de escolas municipais que freqüentam o Telecentro, 1 (um) coordenador do Telecentro e ainda com 5 (cinco) membros da comunidade que freqüentam o Telecentro, e 5 (cinco) membros da comunidade que não freqüentam o Telecentro, tendo submetidos os mesmos a responder questionários. O estudo revelou que o Telecentro proporcionou à população boaventurense a aquisição de um maior conhecimento no que se refere às novas tecnologias da informação, provocando alguma mudança no desempenho escolar dos alunos e melhorando um pouco mais as condições de vida do público de baixa renda que participam deste programa, por isso, faz-se necessário, mais investimentos por parte do poder público em iniciativas que promovam a inclusão digital da população, uma vez que a mesma pode retirar da exclusão grande parcela da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
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