Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Lucele de Sousa-
dc.date.accessioned2025-04-23T14:04:36Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-04-23T14:04:36Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34315-
dc.description.abstractLiterary texts are one of the resources that can stimulate the development of reading skills in students who are still in the process of internalizing reading. In this process, the teacher plays a fundamental role, acting as a motivator in the reader's encounter with literature. Among literary genres, fables stand out as an attractive option: they are short texts with interesting themes, providing a pleasurable contact with reading and significant results, as long as the proposed activities are planned with the objective of expanding reading skills, forming proficient readers. In this context, this study aims to develop students' critical and interpretative reading skills through the literary analysis of fables, using playful and interactive activities that stimulate the understanding of narrative, symbolic and moral elements, in addition to promoting the pleasure of reading and reflection on universal themes and ethical values present in this genre. The methodological path adopted was an exploratory research, with a qualitative approach. Data were collected in contact with the pedagogical team and teachers of E.E.E.F.M. Antenor Navarro – Guarabira, PB, during the Supervised Internship. The results indicated that the short and moralistic narratives of fables are effective in attracting students' attention, as they constitute a literary genre that is easy to read and understand, in addition to addressing emotional issues, creating an environment conducive to the development of empathy and mutual respect. It was concluded that fables serve as a bridge to bring students closer to the world of literature, allowing them to reflect on their own actions and experiences. It is essential to continually create strategies that connect the knowledge acquired in life and at school with creativity and fantasy, through the magic of reading fables, promoting the development of students' critical thinking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-23T14:04:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSB09122024.pdf: 592663 bytes, checksum: 09656522711aca2c77ae0f0ea3f46c50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-23T14:04:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSB09122024.pdf: 592663 bytes, checksum: 09656522711aca2c77ae0f0ea3f46c50 (MD5) Previous issue date: 2024-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectCompetências Leitoraspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleVivências de leitura literária: as fábulas e a formação de leitores no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoO texto literário é um dos recursos que podem estimular o desenvolvimento das competências leitoras de alunos que ainda estão no processo de internalização da leitura. Nesse processo, o professor desempenha um papel fundamental, atuando como um motivador no encontro do leitor com a literatura. Entre os gêneros literários, as fábulas se destacam como uma opção atraente: são textos curtos e de temas interessantes, proporcionando um contato prazeroso com a leitura e resultados significativos, desde que as atividades propostas sejam planejadas com o objetivo de ampliar as competências leitoras, formando leitores proficientes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura crítica e interpretativa dos alunos por meio da análise literária de fábulas, utilizando atividades lúdicas e interativas que estimulem a compreensão dos elementos narrativos, simbólicos e morais, além de promover o prazer pela leitura e a reflexão sobre temas universais e valores éticos presentes nesse gênero. O percurso metodológico adotado foi uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em contato com a equipe pedagógica e os professores da E.E.E.F.M. Antenor Navarro – Guarabira, PB, durante o Estágio Supervisionado. Os resultados indicaram que as narrativas curtas e moralistas das fábulas são eficazes em atrair a atenção dos estudantes, pois constituem um gênero literário de fácil leitura e compreensão, além de abordarem questões emocionais, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da empatia e do respeito mútuo. Concluiu-se que as fábulas servem como uma ponte para aproximar os estudantes do mundo da literatura, permitindo-lhes refletir sobre suas próprias ações e experiências. É essencial criar continuamente estratégias que conectem os conhecimentos adquiridos na vida e na escola com criatividade e fantasia, por meio da magia da leitura de fábulas, promovendo o desenvolvimento da criticidade dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSB09122024.pdf578,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons