Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPolicarpo, Marcus Vinícius Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-23T14:48:18Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2025-04-23T14:48:18Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34319-
dc.description.abstractThis work aims to propose a reinterpretation of the French classic The Count of Monte Cristo, by Alexandre Dumas (2012) and Chianca (2008), from the perspective of literary. To this end, a reading practice suggested for 9th grade classes of Elementary School II – Final Years is proposed, following the stages of the basic sequence (Cosson, 2020). This research has a qualitative approach and its methodological path is a bibliographic review, whose theoretical contribution is based on studies on the classics in Calvino (2001), Candido (2011); and on literary literacy in Cosson (2020), Zilberman (2012), Silva (2023) among others. Furthermore, the selected analytical categories, principles, values and learning represented in the work analyzed here demonstrate the relevance of aesthetic and literary value, whether in the classroom or beyond, contributing both to the formation of readers and to the integral formation of the subject, being a path of self-improvement of skills and competencies that, based on literary literacy, prepares the formation of students to become new readers and citizens who are more prepared in a moral and ethical way, given that, through literature, readers find a way to learn to overcome challenges and obstacles in their social experience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2025-04-23T14:48:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVFP06122024.pdf: 891316 bytes, checksum: 24f3c22d1a8f16c355e434c44d708764 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-23T14:48:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVFP06122024.pdf: 891316 bytes, checksum: 24f3c22d1a8f16c355e434c44d708764 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectO conde de Monte Cristopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.titleO conde de Monte Cristo: uma releitura do clássico a partir do letramento literáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo propor uma releitura do clássico francês O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas (2012) e Chianca (2008), na perspectiva do letramento literário. Para tanto, propõe-se uma prática de leitura sugerida para turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais, seguindo as etapas da sequência básica (Cosson, 2020). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como percurso metodológico a revisão bibliográfica, cujo aporte teórico se embasa nos estudos acerca dos clássicos em Calvino (2001), Candido (2011); e do letramento literário em Cosson (2020), Zilberman (2012), Silva (2023) entre outros. Ademais, as categorias analíticas selecionadas, os princípios, valores e aprendizados representados na obra ora analisada evidenciam a relevância do valor estético e literário, seja na sala de aula ou para além dela, contribuindo tanto para a formação leitora quanto para a formação integral do sujeito, sendo um caminho de autoaperfeiçoamento de habilidades e competências que, baseando-se no letramento literário, prepara a formação de estudantes para se tornarem novos leitores e cidadãos mais preparados de forma moral e ética, dado que, por meio da literatura, os leitores encontram um meio de aprender a superar desafios e obstáculos em sua vivência social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVFP06122024.pdf870,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons