Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbalho, Ana Beatriz Mota-
dc.date.accessioned2025-05-05T18:43:20Z-
dc.date.available2025-05-05-
dc.date.available2025-05-05T18:43:20Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34384-
dc.description.abstractnão consta no TCCpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-05-05T18:43:20Z No. of bitstreams: 1 TCC-O_BAIRRO_E_A_ESFERA_PUBLICA-ANA_BEATRIZ_MOTA_BARBALHO (1).pdf: 30921815 bytes, checksum: 538358954836b028bf1672ab47692932 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-05T18:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-O_BAIRRO_E_A_ESFERA_PUBLICA-ANA_BEATRIZ_MOTA_BARBALHO (1).pdf: 30921815 bytes, checksum: 538358954836b028bf1672ab47692932 (MD5) Previous issue date: 2024-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRequalificação urbanapt_BR
dc.subjectruas completaspt_BR
dc.subjectespaço livre públicopt_BR
dc.titleO bairro e a esfera pública: requalificação urbanística em rede de conexões, partindo das vias estruturantes do bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa-PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, José Augusto Ribeiro da-
dc.description.resumoO avanço da urbanização dispersa, distante e desconectada, comum no modelo de ocupação territorial brasileiro, demanda longos deslocamentos nas cidades e o aumento da utilização de transporte individual, este traz consequências negativas para a qualidade de vida da população e eleva a poluição do planeta. A fragilidade dos pedestres e ciclistas em ruas pensadas com prioridade para automóveis causa o aumento de acidentes de trânsito e diminui a utilização da rua como espaço de convívio e estar, além disto, estudos apontam que o desenho urbano é mais bem sucedido quando há um bom número de conexões entre nós de atividades de pessoas. A metodologia utilizada neste trabalho de conclusão de curso consistiu da junção de técnicas e ferramentas de análise, como a revisão bibliográfica, análise da arrogância dos espaços, cálculo de índice de qualidade das calçadas, questionário, estudo de correlatos, levantamentos documentais e diagnóstico por meio da produção de mapas, com o objetivo de realizar o diagnóstico do bairro Ernesto Geisel, localizado na cidade de João Pessoa, a fim de propor estudo de requalificação para o bairro e sua rede de vias estruturantes, levando em consideração os aspectos que favorecem ou limitam seus potenciais de vitalidade, tendo como resultados o entendimento das peculiaridades da área e proposta de requalificação para o bairro e sua rede de vias estruturantes, mitigando os problemas de conexão e demais limitadores de vitalidade, baseados em conceitos como ruas completas e desenvolvimento orientado ao transporte sustentável, almejando o protagonismo dos pedestres, e reafirmando a importância de um planejamento e desenho urbano adequados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-O_BAIRRO_E_A_ESFERA_PUBLICA-ANA_BEATRIZ_MOTA_BARBALHO (1).pdf30,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.