Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gameleira, Melissa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T18:22:39Z | - |
dc.date.available | 2025-05-05 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T18:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34403 | - |
dc.description.abstract | With the advancement of internationalization of markets, organizations, professions and technologies, especially digital technologies, the job market increasingly demands professionals capable of working in an interdisciplinary manner, with adaptation, mediation and negotiation skills with an intercultural and technological focus. The Applied Foreign Languages (LEA) course originated in France and was introduced in Brazil in the early 2000s, with the aim of training multilingual professionals prepared to work in various areas of the international public and private market. Therefore, despite the potential of its graduates, the lack of knowledge among Human Resources professionals in the metropolitan region of João Pessoa about the skills developed during the course limits the insertion of these graduates in the local job market. Therefore, this study analyzes how this lack of knowledge impacts the employment opportunities and professional insertion of LEA-NI graduates, highlighting the importance of greater dissemination of the specific skills of this course. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-05-07T18:22:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Gameleira, Melissa Santos- TCC.pdf: 779535 bytes, checksum: 01de79f2fc3ce81acf0b7b1ab1143a40 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-07T18:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Gameleira, Melissa Santos- TCC.pdf: 779535 bytes, checksum: 01de79f2fc3ce81acf0b7b1ab1143a40 (MD5) Previous issue date: 2025-04-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Línguas Estrangeiras Aplicadas | pt_BR |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Negociadores internacionais | pt_BR |
dc.subject | Applied Foreign Languages | pt_BR |
dc.subject | Professional integration | pt_BR |
dc.subject | Job market | pt_BR |
dc.subject | LEA-NI | pt_BR |
dc.title | Barreiras à inserção profissional : formas de romper o desconhecimento dos RHs paraibanos sobre o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Satur, Roberto Vilmar | - |
dc.description.resumo | Com o avanço da internacionalização dos mercados, organizações, profissões e das tecnologias, especialmente as digitais, o mercado de trabalho demanda cada vez mais profissionais capazes de atuar de forma interdisciplinar, com habilidades de adaptação, mediação e negociação com foco intercultural e tecnológico. O curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) surgiu na França e foi introduzido no Brasil no início dos anos 2000, com o objetivo de formar profissionais plurilingues preparados para atuarem em diversas áreas do mercado público e privado internacional. Então, apesar do potencial que tem seus egressos, o desconhecimento dos profissionais de Recursos Humanos na região metropolitana de João Pessoa sobre as competências desenvolvidas durante o Curso, limita a inserção desses egressos no mercado de trabalho local. Por isso, este estudo busca analisar como esse desconhecimento impacta as oportunidades de emprego e a inserção profissional dos formados em LEA-NI, destacando a importância de uma maior divulgação das competências específicas desse curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gameleira, Melissa Santos- TCC.pdf | 761,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons