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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34418
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaldino, Welton Neemias Simplicio-
dc.date.accessioned2025-05-12T13:26:21Z-
dc.date.available2024-11-29-
dc.date.available2025-05-12T13:26:21Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34418-
dc.description.abstractThe reality of the spirit occupies a place of prominence throughout Voegelin's entire work. It is no surprise, therefore, that this very reality provided the philosopher with the foundations upon which his political science rests. As a grateful recipient of the events originating from Greek philosophy and early Christianity, Voegelin's philosophy was only able to analyze and judge the political phenomena it addressed because the Greek and Christian openness to the spirit, to the transcendent realm, relativized worldly orders. From this new perspective, the philosopher could henceforth view these orders with greater independence. We analyze, therefore, how modern Gnosticism, later also referred to as egophanic revolt, dogmatically closes itself off from this reality of the spirit, resacralizing the realm of worldly power that had previously been desacralized by philosophy and Christian revelation. Once closed to the reality of the spirit, humanity seeks to realize it on earth. In other words, the crisis of the spirit, now eclipsed by the apocalypse and deification of man, gives rise to the grandiose outbursts we see so vividly embodied in the totalitarian phenomenon: the man who arrogates total powers to himself is none other than the one who, first, discarded transcendent realities to become more fully the master of the world — of a world to be rectified, redeemed, and managed with an iron hand by the political messianisms that dominated the modern political landscape over the past two centuries. For philosophy — a point our investigation will ultimately reach — the consequences of this closure result in what Voegelin terms idophobia or the prohibition of any fundamentally philosophical question that might once again bring the reality of the spirit back to light. The crisis of the spirit, it will become clear, constitutes not only a religious crisis but also, and fundamentally, a philosophical one.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-05-12T13:26:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WeltonNeemiasSimplicioGaldino_Dissert.pdf: 1544325 bytes, checksum: bf3c81cbafe2bfceaad4cd9e5cfd9502 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia políticapt_BR
dc.subjectReligião políticapt_BR
dc.subjectSalto no serpt_BR
dc.subjectDesdivinização do políticopt_BR
dc.subjectAntifilosofiapt_BR
dc.subjectGnosticismo modernopt_BR
dc.subjectPolitical religionpt_BR
dc.subjectPolitical philosophypt_BR
dc.subjectLeap in beingpt_BR
dc.subjectDe-divinization of political organizationpt_BR
dc.subjectAnti-philosophypt_BR
dc.subjectModern Gnosticismpt_BR
dc.titleEric Voegelin e a crise do espírito : como o fechamento para as ordens transcendentes dá origem aos messianismos políticos modernospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Vitor Sommavilla de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0042442835301079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7749996168105804pt_BR
dc.description.resumoA realidade do espírito, ao longo de toda a obra de Voegelin, ocupa um lugar de preeminência. Não admira, portanto, que essa própria realidade tenha fornecido ao filósofo as bases sobre as quais se assenta sua ciência política. Como grata destinatária dos eventos a que deram origem a filosofia grega e o cristinianismo primitivo, a filosofia de Voegelin só pôde analisar e julgar os fenômenos políticos com os quais se ocupou porque a abertura grega e cristã para o espírito, para o domínio transcendente, relativizou as ordens mundanas, para as quais o filósofo pôde, daí em diante, olhar desde uma perspectiva mais independente. Analisamos, desta feita, como o gnosticismo moderno, mais tarde também chamado de revolta egofânica, fecha-se dogmaticamente para essa realidade do espírito, voltando a sacralizar o domínio do poder mundano outrora dessacralizado pela filosofia e pela revelação cristã. Fechado assim para a realidade do espírito, o homem passa a querer realizá-la na terra. Dito de outro modo, a crise do espírito, eclipsado já agora pelo apocalipse e deificação do homem, dará vazão aos surtos grandiloquentes que vimos tão bem encarnados no fenômeno totalitário: o homem que se arroga poderes totais não é senão este mesmo homem que, em primeiro lugar, descartou as realidades transcendentes para se fazer mais plenamente senhor do mundo — de um mundo a ser retificado, redimido e gerido sob as mãos de ferro dos messianismos políticos que dominaram o cenário político moderno dos últimos dois séculos. Para a filosofia, ponto ao qual nossa investigação chegará por último, as consequências desse fechamento implicará no que Voegelin chamará de idofobia, ou proibição de toda questão fundamentalmente filosófica que faça vir novamente à tona a realidade do espírito. A crise do espírito, resultará claro, não constitui somente crise religiosa, mas também e fundamentalmente, crise filosófica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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