Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34465Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Josiele de Barros | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-19T17:38:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-19 | - |
| dc.date.available | 2025-05-19T17:38:22Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34465 | - |
| dc.description.abstract | Financial Education associated with the teaching of Mathematics presents the need to address this issue in schools, and aims to allow an increase in knowledge and development of the students participating in the Project. We know that, according to the Common National Curriculum Framework, mathematical knowledge contributes to Financial Education and planning for the future, both of which are part of our civic education. The Project makes use of technology and communication networks, something that is increasingly present in the field of teaching and study in schools. The lessons were made available on a YouTube channel, "Finanças à Parte", and contact with the students was made through a WhatsApp group, a chat application widely used by students, as well as forms created through GoogleForms and the Google Classroom platform. There was a first face-to-face contact to present the Project and apply a questionnaire, even before the start of the classes made available, with the aim of reapplying it after the end of the access period and, from there, building this work. With this, we will be able to reach more significant conclusions about the importance of having financially educated citizens, even before they have available resources, especially when considering the young people who attend public schools in Brazil. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-05-19T17:38:22Z No. of bitstreams: 1 JBS19052025_MAT_EaD .pdf: 10340844 bytes, checksum: 0267a286ce2535eaeabff680bfbebfb6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-19T17:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JBS19052025_MAT_EaD .pdf: 10340844 bytes, checksum: 0267a286ce2535eaeabff680bfbebfb6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Formação cidadã na escola | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.title | Educação financeira: vinculada ao ensino da matemática | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Miriam da Silva | - |
| dc.description.resumo | A Educação Financeira vinculada ao ensino da Matemática apresenta a necessidade que se há de abordar este tema nas escolas, e visa possibilitar um acréscimo de conhecimento e desenvolvimento aos alunos participantes do Projeto. Pois, sabemos que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os conhecimentos matemáticos contribuem para a Educação Financeira e o planejamento do futuro, e ambos são partes da nossa formação cidadã. A execução do Projeto faz uso da tecnologia e redes de comunicação, algo que vem sendo cada vez mais presente no campo do ensino e estudo nas escolas. As aulas foram disponibilizadas em um canal no YouTube, o “Finanças à Parte”, e o contato com os alunos aconteceu através de um grupo no WhatsApp, aplicativo de conversa popular entre os alunos, além de formulários criados a partir do GoogleForms e a plataforma Google Sala de Aula. Houve um primeiro contato presencial para apresentação do Projeto e aplicação de uma pesquisa, antes mesmo do início das aulas disponibilizadas, com o intuito de reaplicá-la após o prazo de acesso expirado e, a partir daí, construir este trabalho. Através disso, poderemos chegar a conclusões mais significativas referentes a importância de termos cidadãos educados financeiramente, mesmo antes de possuírem recursos disponíveis, principalmente ao considerar jovens que frequentam as escolas públicas no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JBS19052025_MAT_EaD .pdf | 10,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
