Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSobral, Filippi Emmanuel-
dc.date.accessioned2025-05-19T18:11:15Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-19T18:11:15Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34467-
dc.description.abstractThe Supervised Internship is almost always mentioned as part of teacher training that seeks to establish a combination of theoretical and practical knowledge. Therefore, with this work we aim to provide a reflection highlighting that the Teaching Internship aims to contribute to the initial training of students from the most diverse degree courses. Still in this panorama, it is worth pointing out that the training and methodological activities of this study are in fact a report of experience conceived during the development of Supervised Internship III, trimmed above all in a bibliographical research. In this context, such practices occurred throughout the months of July to October 2024. Thus, these attributions were constituted both at UFPB, as well as at the Escola Estadual Ensino Médio Professora Antônia Rangel de Farias, located in the neighborhood of Torre (João Pessoa/PB), linked to the State Secretariat for Education and Science and Technology (SEECT/PB). It was at this school where the lectures that contributed to the teaching training of the Degree Course in Geography at the Federal University of Paraíba (UFPB) took place. The main result was that it was possible to observe in practice much of the content covered in the classroom, with a context of transformation into a methodology of practical scope for students. In short, we discussed the importance of the internship as a training practice activity. In this framework, we share the experiences of this training process, listing its importance for initial training and its value in experiencing classroom practice and its daily dynamics. Therefore, the internship acquires a prominent role in initial training, also providing numerous reflections on the practice and challenges of the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-05-19T18:11:15Z No. of bitstreams: 1 FES19052025 .pdf: 1990081 bytes, checksum: 7d8cc5a6cfb793ba9cb2ddda4fe5400b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-19T18:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FES19052025 .pdf: 1990081 bytes, checksum: 7d8cc5a6cfb793ba9cb2ddda4fe5400b (MD5) Previous issue date: 2024-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação inicial dos discentespt_BR
dc.subjectRegências de ensinopt_BR
dc.titleAtividades formativas no estágio supervisionado: relato de experiência no Curso de Licenciatura em Geografia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Marcelo de Oliveira-
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado quase sempre é apontado como parte da formação docente que busca balizar uma combinação de conhecimentos teóricos e práticos. Desse modo, com esse trabalho desejamos imprimir uma reflexão ressaltando que o Estágio de Ensino, tem por objetivo contribuir com a formação inicial dos(as) discentes dos mais diversos cursos de licenciatura. Ainda nesse panorama, é valido pontuar que as atividades formativas e metodológicas desse estudo são na verdade um relato de experiência concebido durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado III, amparadas sobretudo em uma pesquisa bibliográfica. Nesse contexto, tais práticas ocorreram ao longo dos meses de julho a outubro de 2024. Destarte, essas atribuições foram constituídas tanto na UFPB, como também na Escola Estadual Ensino Médio Professora Antônia Rangel de Farias, situada no bairro da Torre (João Pessoa/PB), vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT/PB). Foi nessa escola onde realizaram-se as regências que contribuíram para a formação docente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como principal resultado foi possível observar na prática muito dos conteúdos abordados em sala de aula, com um contexto de transformação para uma metodologia de alcance prático para os(as) alunos(as). Em suma, discorremos sobre a importância do estágio como atividade de prática formativa. Neste enquadramento, compartilhamos as experiências deste processo formativo elencando sua importância para formação inicial e seu valor de vivência a prática de sala e suas dinâmicas diárias. Sendo assim, o estágio adquire papel de destaque na formação inicial, proporcionando também inúmeras reflexões sobre a prática e os desafios do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FES19052025 .pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.