Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Matheus Souza da-
dc.date.accessioned2025-05-22T12:33:31Z-
dc.date.available2024-07-06-
dc.date.available2025-05-22T12:33:31Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34497-
dc.description.abstractNão contem resumo em língua estrangeira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2025-05-19T11:45:21Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC MSF07062024.pdf: 287961 bytes, checksum: fc1a09c22019e8fd04000ebbd906accf (MD5) Termo MATHEUS SOUZA DA FONSECA.pdf: 117573 bytes, checksum: beb7faeb88ddcc3113f996ae033ef4d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2025-05-22T12:33:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC MSF07062024.pdf: 287961 bytes, checksum: fc1a09c22019e8fd04000ebbd906accf (MD5) Termo MATHEUS SOUZA DA FONSECA.pdf: 117573 bytes, checksum: beb7faeb88ddcc3113f996ae033ef4d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T12:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC MSF07062024.pdf: 287961 bytes, checksum: fc1a09c22019e8fd04000ebbd906accf (MD5) Termo MATHEUS SOUZA DA FONSECA.pdf: 117573 bytes, checksum: beb7faeb88ddcc3113f996ae033ef4d3 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipação;pt_BR
dc.subjectEducação física;pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleFatores que afetam a participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Fernando José de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6248255539369580pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1782316862510354pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: No decorrer do curso de licenciatura em Educação Física o estudante tem a oportunidade de realizar estágios em todos os ciclos da educação escolar, além de poder se envolver em outros projetos dentro da escola. Em todos esses cenários um problema está em questão, principalmente no Ensino Médio, que é a participação dos alunos. A Educação Física tem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, promovendo não apenas a saúde física, mas também a socialização, habilidades de cooperação e autoestima, acesso ao conhecimento construído culturalmente ao longo dos tempos sobre os jogos, as danças, as lutas, as ginásticas e os esportes. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo foi identificar os principais fatores que influenciam a participação dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. REFERENCIAL TEÓRICO: Esse estudo destaca a trajetória histórica da Educação Física no Brasil, desde sua concepção como instrumento de desenvolvimento nacional até os desafios atuais de reconhecimento e participação dos alunos. Também consta que a evasão nas aulas de Educação Física pode ser influenciada por elementos como desinteresse, histórico militarista, foco excessivo no esporte, falta de diversidade de conteúdos e pressões acadêmicas e profissionais. Além disso, fornece um contexto histórico do Ensino Médio no Brasil, destacando a divisão entre escolas propedêuticas e preparatórias para o mercado de trabalho, bem como o avanço da escolarização técnica. Esse estudo ainda mostra que a situação atual do Ensino Médio e da Educação Física no Brasil requer uma reflexão sobre a melhoria do sistema educacional e a conscientização dos benefícios da atividade física. METODOLOGIA: A pesquisa foi do tipo revisão bibliográfica. CONCLUSÃO: O estudo revelou que as relações sociais nas aulas de Educação Física influenciam a atitude dos alunos, mas não são a única causa do afastamento. A pressão do vestibular e o futuro após a escola levam muitos alunos a priorizar outras disciplinas, desvalorizando a Educação Física. Meninos se sentem mais competentes e motivados do que as meninas, especialmente no Ensino Médio. Investir em metodologias que respeitem as necessidades dos alunos e promovam o trabalho em equipe é crucial, assim como resgatar conceitos fundamentais da Educação Física para desenvolver as habilidades dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MSF07062024.pdf281,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons