Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Hugo Gomes-
dc.date.accessioned2025-05-22T12:46:33Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2025-05-22T12:46:33Z-
dc.date.issued2024-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34500-
dc.description.abstractThe present study aims to present how the handling of athletics knowledge developed at the Antônio Santos Coelho Neto Municipal School, in João Pessoa – PB, and the participation of this school in school competitions considering the work developed in conjunction with the Pedagogical Residency Program under the reference of Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach. The research is characterized as a case study, of descriptive and documentary typology, adopts a qualitative cross-sectional observation and will use content analysis as a data analysis technique. It describes and presents the handling of athletics teaching knowledge developed with a 7th-grade class during a two-month period, as well as the involvement of other students from middle school in school competitions. The study sample will include the Physical Education preceptor teacher. A semi-structured interview will be used as a research instrument for the preceptor teacher and participant in the Pedagogical Residency Program. Thus, this research aims to contribute to the teaching of athletics in school physical education, by highlighting the work developed in conjunction with the Pedagogical Residency Program, related to Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach, and how much the work developed enhanced the school's participation in school competitions. We consider that athletics has ceased to be just a sports practice to become a pedagogical tool capable of promoting the comprehensive development of students, and stimulating their formation in its entirety, towards omnilaterality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2025-05-14T13:09:38Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC HGA04062024.pdf: 3437042 bytes, checksum: b95dea770565816ec077bef1eff248e3 (MD5) Termo HUGO GOMES ALVES.pdf: 316000 bytes, checksum: 1e3490d13e0e8492f32eb10f2a1a376e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2025-05-22T12:46:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC HGA04062024.pdf: 3437042 bytes, checksum: b95dea770565816ec077bef1eff248e3 (MD5) Termo HUGO GOMES ALVES.pdf: 316000 bytes, checksum: 1e3490d13e0e8492f32eb10f2a1a376e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T12:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC HGA04062024.pdf: 3437042 bytes, checksum: b95dea770565816ec077bef1eff248e3 (MD5) Termo HUGO GOMES ALVES.pdf: 316000 bytes, checksum: 1e3490d13e0e8492f32eb10f2a1a376e (MD5) Previous issue date: 2024-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física;pt_BR
dc.subjectEducação básica;pt_BR
dc.subjectAtletismo;pt_BR
dc.subjectCompetiçõespt_BR
dc.titleO ensino do atletismo e o programa de residência pedagógica: a relação entre pedagogia histórica-crítica e a abordagem crítico-superadorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Melina Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/150026429893838pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva apresentar como se desenvolveu o trato com o conhecimento do atletismo na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, em João Pessoa – PB, e a participação desta escola nas competições escolares ao considerar o trabalho desenvolvido em conjunto com o Programa da Residência Pedagógica sob a referência da Pedagogia Histórico- Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora. A pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso, de tipologia descritiva e documental, adota uma observação qualitativa de corte transversal e utilizará da análise de conteúdo como técnica da análise de dados. É descrito e apresentado o trato com o conhecimento do ensino atletismo desenvolvido com uma turma de 7° ano durante o período de um bimestre, bem como exposto o envolvimento dos demais alunos do ensino fundamental II nas competições escolares. A amostra do estudo contará com o professor preceptor de Educação Física. Será utilizado como instrumento de pesquisa, uma entrevista semiestruturada para o professor preceptor e participante do Programa de Residência Pedagógica. Desta forma, esta pesquisa visa contribuir com o ensino do atletismo na educação física escolar, ao salientar o trabalho desenvolvido em conjunto com o Programa da Residência Pedagógica, relacionado a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora, e o quanto o trabalho desenvolvido potencializou a participação da escola nas competições escolares. Pois consideramos que o atletismo deixou de ser apenas uma prática esportiva para se tornar uma ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento integral dos estudantes, e estimular sua formação em sua totalidade, na direção da omnilateralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HGA04062024.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons