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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Letícia Souza de-
dc.date.accessioned2025-05-22T17:54:45Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-22T17:54:45Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34503-
dc.description.abstractFilm-induced tourism is a growing contemporary phenomenon that investigates the impact of audiovisual productions on the decision to travel to places previously seen on screen. The general aim of this research is to analyze how audiovisual productions (films or series) influence tourists' choice of tourist destinations in Spain. To achieve this objective, the study proposes to discuss the different types and characteristics of film-induced tourism, to investigate audiovisual productions that portray tourist destinations in Spain and to explore why the consumption of these works leads viewers to choose these destinations. This is an explanatory bibliographical study based on authors such as Beeton (2005; 2016), Roesch (2009), Busby and Klug (2001), Macionis (2004) and Reijnders (2010). In addition, a qualitative approach was used, seeking to understand the social phenomenon of tourism in the context of Spanish territory. The data was collected from the Scopus database, considering articles published between 2014 and 2025 that dealt with tourism induced by films and series in Spanish cities, including the series “Memories of the Alhambra” and “Game of Thrones”. Among the findings, 47 studies were identified, with 14 of which meeting the research criteria. The results show the power of audiovisual productions in directing the actions of viewers of series and influencing tourism and economic development in some regions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-05-22T17:54:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Oliveira, Letícia Souza de TCC.pdf: 8233692 bytes, checksum: 8aca56f0ebed9c0b61243c1194074706 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T17:54:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Oliveira, Letícia Souza de TCC.pdf: 8233692 bytes, checksum: 8aca56f0ebed9c0b61243c1194074706 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilm-induced tourismpt_BR
dc.subjectProduções audiovisuaispt_BR
dc.subjectEspanhapt_BR
dc.subjectGame of thronespt_BR
dc.subjectMemórias de Alhambrapt_BR
dc.subjectAudiovisual productionspt_BR
dc.subjectSpainpt_BR
dc.subjectMemories of the Alhambrapt_BR
dc.titleDe Westeros à Alhambra : a influência das produções audiovisuais no turismo da Espanhapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cláudia Caminha Lopes-
dc.description.resumoFilm-induced tourism ou o turismo induzido por filmes e séries, é um fenômeno crescente na contemporaneidade que investiga o impacto das produções audiovisuais na decisão de viajar para lugares previamente vistos em telas. O objetivo geral desta pesquisa visa analisar de que forma obras audiovisuais (filmes ou séries) influenciam na escolha de destinos turísticos da Espanha por parte dos turistas. Para atingir esse objetivo, o estudo se propõe a discutir os diferentes tipos e características do turismo induzido por filmes e séries, investigar produções audiovisuais que retratam destinos turísticos na Espanha e explorar a razão pela qual o consumo dessas obras levam espectadores a escolherem esses destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter explicativo, fundamentada em autores como Beeton (2005; 2016), Roesch (2009), Busby e Klug (2001), Macionis (2004) e Reijnders (2010). Além disso, utilizou-se a abordagem qualitativa, ao buscar compreender o fenômeno social turístico no contexto do território espanhol. A coleta de dados foi realizada na base Scopus, considerando artigos publicados entre 2014 e 2025 que abordassem o turismo induzido por filmes e séries em cidades espanholas, dos quais destacam-se os seriados “Memórias de Alhambra" e “Game of Thrones". Dentre os achados, foram identificados 47 estudos, dos quais 14 atenderam aos critérios da pesquisa. Os resultados evidenciam o poder das produções audiovisuais em direcionar as ações dos telespectadores dos seriados e influenciar o desenvolvimento turístico e econômico em algumas regiões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

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