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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34538
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Raíssa Valdelice Ribeiro da-
dc.date.accessioned2025-05-28T13:41:36Z-
dc.date.available2020-06-05-
dc.date.available2025-05-28T13:41:36Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34538-
dc.description.abstractFrom the Psychiatric Reform, there was a redirection in the mental health care model, new devices were created aiming at the integrality and autonomy of individuals in psychological distress. Faced with these changing scenarios, there is the Multiprofessional Residence in Mental Health (RESMEN), constituted as a lato sensu graduate program, working with a specialization in collective health, for work in the Unified Health System (SUS). Objective: in this study we sought to understand the perception of Physical Education professional residents about mental health work. Research subjects: four Physical Education professionals residing in mental health RESMEN-UFPB, participating in the Move-Mente project, participated in the research. Methods: qualitative research, the data were collected through semi-structured interviews, in places that were chosen by the residents, after signing the informed consent form. The interviews were recorded on a samsung A30 cell phone and later transcribed to a word document. Bardin's content analysis technique was chosen, consisting of three stages: 1- Pre-analysis, 2- Exploration of the material, 3- Treatment of results, inference and interpretation. Results: initial training is distanced from the demands imposed by public health services, however residency plays an important role in the continuing education of these professionals. In mental health services, residents perform multidisciplinary work, in addition to the specific skills of their profession. The difficulties encountered in the work process are the most diverse and hinder professional performance. Games have many benefits for mental health care. Conclusion: it is concluded that Physical Education has advanced significantly in mental health, but it still needs to overcome barriers, conquer its proper space and consolidate itself within the field of psychosocial care.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2025-05-28T13:40:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RVRC05062020.pdf: 1988112 bytes, checksum: 220101718e072ac3ab2aba3b0d6bcda0 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfissional de Educação físicapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectResidência Multiprofissionalpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titlePercepção dos residentes de Educação Física acerca do trabalho em saúde mentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Filipe Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3379802213206983pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1935935359649379pt_BR
dc.description.resumoA partir da Reforma Psiquiátrica, houve um redirecionamento no modelo assistencial em saúde mental, novos dispositivos foram criados visando a integralidade e autonomia dos indivíduos em sofrimento psíquico. Diante desses cenários de mudanças encontra-se a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RESMEN), constituída como uma pós-graduação lato sensu, funcionando como uma especialização em saúde coletiva para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: neste estudo buscou-se compreender a percepção dos residentes profissionais de Educação Física acerca do trabalho em saúde mental. Sujeitos da pesquisa: participaram da pesquisa quatro profissionais de Educação Física residentes em saúde mental RESMEN-UFPB, participantes do projeto Move-Mente. Métodos: pesquisa de caráter qualitativo; os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, em locais que foram escolhidos pelos residentes, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram gravadas por um celular da marca Samsung A30 e posteriormente transcritas para um documento Word. Análise dos dados: foi escolhida a técnica de análise conteúdo de Bardin, composta por três etapas: 1- Pré-análise, 2- Exploração do material, 3- Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: a formação inicial encontra-se distanciada das demandas impostas pelos serviços públicos de saúde, porém a residência desenvolve um papel importante na formação continuada desses profissionais. Nos serviços de saúde mental os residentes realizam um trabalho multiprofissional, além das competências específicas da sua profissão. As dificuldades encontradas no processo de trabalho são as mais diversas e atrapalham a atuação profissional. Os jogos trazem muitos benefícios para o cuidado em saúde mental. Conclusão: conclui-se que a Educação Física avançou de forma significativa na saúde mental, mas ainda precisa vencer barreiras, conquistar seu devido espaço e se consolidar dentro do campo de trabalho da atenção psicossocial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

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