Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline Mayara da-
dc.date.accessioned2018-02-26T12:59:47Z-
dc.date.available2018-02-02-
dc.date.available2018-02-26T12:59:47Z-
dc.date.issued2018-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3456-
dc.description.abstractTechnologies, understood as formulations for the betterment of human life, have arisen since the dawn of civilization and have progressed incessantly. Due to this, today we are contemplated with countless technologies, especially in this XXI century, for Information and Communication Technologies, which are part of several spheres of social life and whose potential can be used in the didactic practices of teachers . This work aimed to analyze how the teachers of two state public schools located in the city of Areia-PB are using ICT in teaching biology. The data collection instrument used in the research was a semi-structured questionnaire, containing closed and open questions. The data were organized in graphs, addressing the following criteria: presence of computer lab or multimedia room in school; participation of teachers in some training in the area of educational technologies; use of technological resources in class; purpose in the use of technological equipment; relationship between the use of educational technologies and the evaluation process of their students; biology content that would be extremely necessary for ICTs. From the data, it was noticed that the ICTs contained in the educational space, made available by educational programs, such as ProInfo, are being integrated by all teachers in Biology teaching. Most of the teachers present a continuous formation in the Integrated ProInfo, being quite relevant for the evolution of their competences in their field of work. It is worth noting that some of them with a professional limitation in this area may compromise in some aspects a more coherent use of resources. In spite of this, we verified that the diverse audiovisual languages have been enriching the teaching and learning of students around the contents of Biology, a field that is essential for life, but which presents complexity and particularities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-02-26T12:59:47Z No. of bitstreams: 1 AMS26022018.pdf: 474735 bytes, checksum: 2dbe923f48a207e563c448e9829c840f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-26T12:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMS26022018.pdf: 474735 bytes, checksum: 2dbe923f48a207e563c448e9829c840f (MD5) Previous issue date: 2018-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação - Escolas públicaspt_BR
dc.subjectUtilizaçãopt_BR
dc.subjectConteúdospt_BR
dc.titleA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Mário Luiz Farias-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoAs tecnologias, entendidas como formulações para melhoria da vida humana, surgiram desde os primórdios da civilização e progrediu incessantemente. Devido a isto, hoje somos contemplados com inúmeras tecnologias, com destaque nesse século XXI, para as TICs-Tecnologias da Informação e Comunicação, as quais fazem parte de várias esferas da vida social e, cujo potencial, pode ser empregado nas práticas didáticas dos professores. Este trabalho teve como objetivo central, analisar como os professores de duas escolas públicas estaduais localizadas no município de Areia-PB estão utilizando as TICs no ensino de Biologia. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi um questionário semiestruturado, contendo questões fechadas e abertas. Os dados foram organizados em gráficos, abordando os seguintes critérios: presença de laboratório de informática ou sala multimídia na escola; participação dos professores em alguma formação na área das tecnologias educacionais; utilização de recursos tecnológicos nas aulas; finalidade no uso dos equipamentos tecnológicos; relação entre uso das tecnologias educativas e o processo de avaliação dos seus alunos; conteúdos de biologia que seriam extremamente necessários as TICs. A partir dos dados, percebeu-se que as TICs contidas no espaço educacional, disponibilizadas por programas educacionais, como exemplo o ProInfo, estão sendo integradas por todos os professores no ensino da Biologia. Grande parte dos docentes apresentam uma formação continuada no ProInfo Integrado, sendo bastante relevante para evolução de suas competências em seu campo de trabalho. Vale ressaltar, que alguns possuindo uma limitação profissional nessa área possam comprometer em alguns aspectos uma utilização mais coerente dos recursos. Apesar disso, constatamos que as diversas linguagens audiovisuais vêm enriquecendo o ensino e a aprendizagem dos alunos em torno dos conteúdos da Biologia, campo este essencial para a vida, mas que apresenta complexidade e particularidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMS26022018.pdf463,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.