Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHayakawa, Mateus Issao de Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-29T20:13:28Z-
dc.date.available2025-05-13-
dc.date.available2025-05-29T20:13:28Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34590-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-05-29T20:13:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Hayakawa, Mateus Issao de Sousa TCC.pdf: 439824 bytes, checksum: 2dcc2ea3852f3d5b77540a92f9729b8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T20:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Hayakawa, Mateus Issao de Sousa TCC.pdf: 439824 bytes, checksum: 2dcc2ea3852f3d5b77540a92f9729b8d (MD5) Previous issue date: 2025-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlantão psicológicopt_BR
dc.subjectDiário de experiênciapt_BR
dc.subjectAbordagem Centrada na Pessoapt_BR
dc.subjectFormação em psicologiapt_BR
dc.titlePlantão psicológico : o diário de experiência como recurso para o crescimento profissional do/a estagiário/apt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Souza da-
dc.contributor.advisor-co1Rabay, Sebastião Alves-
dc.description.resumoEste trabalho parte da escuta psicológica como eixo fundamental da prática clínica, destacando sua relevância nos contextos de acolhimento emergencial, como o Plantão Psicológico. Inserido no projeto de extensão do Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica da Universidade Federal da Paraíba, o plantão se configura como espaço privilegiado para a vivência de uma escuta sensível, ética e empática, conforme preconizado pela Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), de Carl Rogers. Dentro dessa perspectiva teórico-metodológica, este estudo relata a implementação de um Diário de Experiência como recurso reflexivo utilizado por um estagiário plantonista, visando aprofundar a compreensão sobre sua própria prática clínica. A partir de um relato de experiência, o trabalho investiga como essa ferramenta auxilia no desenvolvimento de atitudes fundamentais da ACP — empatia, congruência e aceitação incondicional —, e na articulação entre teoria e prática. Por fim, são exploradas as diferenças percebidas nas vivências presenciais e on-line, bem como as contribuições do diário para o processo de supervisão e para a formação de uma identidade profissional mais autêntica e integrada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hayakawa, Mateus Issao de Sousa TCC.pdf429,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons