Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Rosilene Alves de-
dc.date.accessioned2025-06-02T01:36:31Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T01:36:31Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34616-
dc.description.abstractThis paper investigates how the relationship between children and the city influences the full exercise of children’s citizenship. To this end, it discusses the silencing of childhood and the invalidation of children as political actors, and explores some mechanisms of the political-social context that support this scenario. In order to understand children in their particular forms of expression, play is also a theme explored in this paper. Finally, the discussion leads to a series of meetings with children from a private school in the city of Sobral-CE, in which games are played in order to better understand how children communicate. Inspired by the experience with this group of children, an activity book was developed, with the aim of serving as a bridge between children and adults, as a means of disseminating the particular demands and perceptions of children about the city in which they live.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-06-02T01:36:31Z No. of bitstreams: 1 FINAL_TCC_A Cidadania e O Brincar_Rosilene Alves.pdf: 26849645 bytes, checksum: d9e54540ad65f4846c4a00a7f0b3e4d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T01:36:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINAL_TCC_A Cidadania e O Brincar_Rosilene Alves.pdf: 26849645 bytes, checksum: d9e54540ad65f4846c4a00a7f0b3e4d3 (MD5) Previous issue date: 2025-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectbrincarpt_BR
dc.subjectcultura do medopt_BR
dc.titleA cidadania e o brincar: ensaio sobre cidadania infantil e desenvolvimento de ferramentas de escuta lúdica para a cidade de Sobral.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Patrícia Alonso de-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga como a relação entre criança e cidade influencia no pleno exercício da cidadania infantil. Para isso, discorre sobre o silenciamento da infância e a invalidação das crianças como atores políticos, e explora alguns mecanismos da conjuntura política-social que sustentam esse cenário. De modo a compreender a criança em suas formas de expressão particulares, o brincar é um tema também explorando neste escrito. Por fim, a discussão desemboca em uma série de encontros com crianças de uma escola particular na cidade de Sobral-CE, nos quais são realizadas brincadeiras a fim de apreender melhor como as crianças se comunicam. Inspirado na experiência junto com esse grupo de crianças, foi desenvolvido um caderno de atividades, com intuito de figurar como ponte entre crianças e adultos, como meio de divulgar as demandas e percepções particulares da infância sobre a cidade em que morampt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_TCC_A Cidadania e O Brincar_Rosilene Alves.pdf26,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.